Vem aí: #GenomicDay – Rondônia, a ciência do dia a dia contada de forma simples e criativa

Nesta edição, irão participar estudantes do Instituto de Educação Carmela Dutra, em Porto Velho. Atividades buscam despertar, entre alunos e professores, o interesse pela cultura científica e disseminar o conhecimento acerca de temas que interessam a toda a sociedade.

sexta-feira, 27 de setembro de 2019 |

Discutir a ciência de um jeito simples e atrativo, reunindo temáticas que se relacionam com o cotidiano das pessoas é um dos objetivos do #GenomicDay. Ao todo, serão 15 eventos simultâneos realizados em 12 cidades brasileiras, no dia 4 de outubro. A iniciativa de divulgação científica é liderada pelo Laboratório de Biologia Computacional e Sistemas do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). O público alvo são estudantes do Ensino Médio e professores da rede pública de ensino, explica o pesquisador em Saúde Pública da Fiocruz e coordenador nacional do #GenomicDay, Alberto Martín Rivera Dávila.

Segundo ele, é essencial despertar a curiosidade científica desses alunos, por meio da divulgação de conceitos como DNA, Genoma e Genômica, entre outros. Para o pesquisador, o fato de confrontar estudantes e professores com informações atualizadas, em atividades criativas e descontraídas, é uma maneira prática e envolvente de disseminar o conhecimento científico motivando os participantes ao aprendizado contínuo, “seja promovendo a interação entre estudantes e pesquisadores que ministram as palestras e oficinas, ou despertando o interesse para a pesquisa, por parte dos professores”, reforça Alberto Dávila.

Porto Velho participará do evento pelo segundo ano consecutivo.

Para esta edição, o #GenomicDay irá extrapolar os muros da Fiocruz e reunir diferentes instituições parceiras a exemplo da Universidade Federal de Rondônia (Unir), por meio do Programa de Pós-graduação em Biologia Experimental (PGBIOEXP/Unir/Fiocruz RO). O pesquisador em Saúde Pública, Gabriel Eduardo Melim Ferreira, chefe do Laboratório de Epidemiologia Genética da Fiocruz RO, e coordenador local do evento destaca que a realização do #GenomicDay, em Porto Velho, expõe alunos e professores da rede pública de ensino a discussões sobre ciência ainda pouco disseminadas e muito presentes no dia a dia de todos nós. “Nesse sentido, a nossa expectativa é que os participantes sejam sensibilizados sobre os assuntos que serão abordados e possam disseminar os conhecimentos a serem experimentados”, argumenta o pesquisador.

Sobre a participação de Rondônia, pelo segundo ano consecutivo no #GenomicDay, Gabriel Melim reforça que a iniciativa promove, ainda, a popularização das pesquisas científicas desenvolvidas pela Fiocruz Rondônia, incluindo a cidade de Porto Velho em redes de sincronização nacional de divulgação científica, favorecendo o contato dos pesquisadores locais com o restante do país.

Dentre os tópicos da programação do evento estão discussões lúdicas de como a Biologia, Genômica, Bioinformática e Matemática conectam-se ao nosso cotidiano.

Confira a programação do #GenomicDay RO:

Texto: José Gadelha

Fotos: Acervo/Fiocruz RO