Servidores municipais participam de oficina sobre Educação Permanente em saúde

Projeto é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) em parceria com a Fiocruz RO. Cerca de 25 unidades, que atuam na atenção básica e média e alta complexidade, estão envolvidas. Iniciativa busca capacitar profissionais dos Núcleos de Educação Permanente (NEPs) para oferecerem um atendimento cada vez mais humanizado aos pacientes, além de aproximar comunidade e servidores da saúde.

segunda-feira, 25 de novembro de 2019 |

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por meio do Núcleo Gestor em Educação Permanente (Nugep), e a Fiocruz RO realizam capacitação de profissionais da saúde, com foco na melhoria do atendimento aos pacientes e fortalecimento da relação entre servidores e comunidade.

As oficinas são realizadas com diferentes profissionais, entre eles, enfermeiros, psicólogos, dentistas, assistentes sociais, agentes comunitários e técnicos em saúde, todos com atuação na atenção básica, e média e alta complexidade (Unidades de Pronto Atendimento – UPA, Maternidade Municipal, Centro de Referência Saúde da Mulher – CRSM e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu).

Atividades proporcionaram
momentos de discussão entre os participantes.

De acordo com a enfermeira Angelita de Almeida Rosa Mendes, gestora do Nugep, “buscou-se desenvolver um trabalho prático considerando as necessidades e realidades do dia a dia desses profissionais, em seus locais de trabalho, e a parceria com a Fiocruz RO está rendendo bons resultados”. Angelita explica ainda que a Secretaria vem buscando descentralizar os núcleos de educação permanente, de forma a envolver as próprias unidades de saúde, na reorganização dos seus processos de trabalho, levantamento de problemas e possíveis soluções. Nesta primeira etapa dos trabalhos, cerca de 25 unidades de saúde estão envolvidas.

O trabalho pedagógico das oficinas é elaborado pela enfermeira e tecnologista em Saúde Pública da Fiocruz RO, Simone Mendes, que já vem realizando projetos de formação de trabalhadores em educação permanente e educação continuada, na área da saúde. “Nas oficinas, buscamos desenvolver, entre os participantes, habilidades necessárias para a busca de soluções aos problemas apresentados em seus territórios, uma vez que este profissional é conhecedor do cenário em que atua e das realidades que fazem parte do dia a dia da região”, pontua Simone Mendes.

Simone Mendes, tecnologista em Saúde Pública da Fiocruz RO, responsável pelas oficinas.

A tecnologista reforça a necessidade do alinhamento entre as áreas de gestão, ensino e usuário para que se tenha um ambiente de trabalho harmonioso e, consequentemente, um atendimento com mais qualidade aos pacientes. Nesse sentido, é preciso que se construam laços dos profissionais, entre si, e com os usuários para que se alcance o sucesso das ações em saúde, e “isso só poderá ser alcançado com a valorização e capacitação desses profissionais, que são os grandes responsáveis pela mudança da realidade em que estão inseridos”, esclarece Simone Mendes.

A próxima oficina terá como título “O papel da educação permanente em saúde no planejamento estratégico e situacional” e será ministrada no próximo dia 3 de dezembro, na Semusa, em Porto Velho. Cerca de 40 profissionais devem participar da capacitação.

Texto: José Gadelha

Fotos: Cleris Muniz (NUGEP/Semusa)