Com o lema “Desenvolvimento sustentável com equidade, saúde e democracia: a Fiocruz e os desafios para o SUS e a saúde global”, o IX Congresso Interno da Fiocruz realiza até o dia 10 de novembro de 2021 seminários preparatórios. Ao todo, quatro seminários discutirão os seguintes temas: Desafios do Trabalho e a Fiocruz do futuro; Desafios da Saúde e a Fiocruz do futuro; Desafios da Mudança climática e do ambiente e a Fiocruz do futuro; e Desafios da Ciência e da Inovação e a Fiocruz do futuro.
A organização do evento é do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz (CEE – Fiocruz). O Congresso Interno da Fiocruz é a instância máxima de representação da Fiocruz. A ele compete deliberar sobre assuntos estratégicos relacionados ao macroprojeto institucional, sobre o regimento interno e propostas de alteração do estatuto, além de matérias de importância estratégica para os rumos da instituição. Para saber mais sobre as competências desse órgão, acesse o Estatuto da Fiocruz.
As atividades do Congresso Interno são realizadas a cada quatro anos, e o evento é presidido pelo presidente da Fiocruz. A primeira edição do Congresso ocorreu há 33 anos, durante a gestão de Sérgio Arouca.
Dando continuidade aos seminários, nesta quarta-feira (06/10) às 13h (horário de Rondônia) será realizado o segundo seminário preparatório para o IX Congresso Interno sobre os “Desafios da saúde e a Fiocruz do futuro”, com transmissão ao vivo pelo YouTube.
Para Carlos Gadelha, coordenador do CEE-Fiocruz, “esses seminários consistem em articular a reflexão de grandes pensadores sobre o contexto atual, com propostas concretas para a Fiocruz do futuro”.
Acesse outras notícias sobre o IX Congresso Interno e o Documento de Referência no site oficial do evento.
Texto: José Gadelha
Fotos: José Gadelha/IX Congresso Interno