RAIC se consolida como política institucional de incentivo à iniciação científica

Em Rondônia, o evento chegou à 14ª edição e contou com programação variada, além da apresentação de resultados de pesquisas realizadas pelos estudantes e premiações.

sexta-feira, 7 de junho de 2024 |
Evento cria oportunidades de interação e compartilhamento de conhecimentos entre estudantes de iniciação científica e pesquisadores.
Foto: Gabriel Melim

Foi realizada entre os dias 27, 28 e 29 de maio a décima quarta Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC) da Fiocruz Rondônia. O evento ocorreu no auditório do Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero), em Porto Velho, e a cerimônia de abertura contou com a presença do presidente da Fapero, Paulo Renato Haddad, o diretor geral do Centro de Pesquisa em Medicina Tropical (Cepem), Mauro Tada, além do coordenador geral da Fiocruz RO, Jansen Medeiros, as vices coordenadoras de Pesquisa, Najla Matos, e Deusilene Vieira, de Ensino, Informação e Comunicação, e a coordenadora do Programa Institucional de Iniciação Científica, Soraya Santos.

Na Fiocruz, o evento chegou à sua 32ª edição se consolidando como uma importante política institucional de incentivo e manutenção de jovens estudantes na iniciação científica, que têm durante esse período a oportunidade de participar de redes de conexão com a comunidade científica, estabelecendo pontes para o futuro de suas trajetórias profissionais no campo da ciência.

49 trabalhos foram apresentados, entre exposição de banner e comunicações orais. Foto: José Gadelha

Em Porto Velho, foram apresentados 49 trabalhos, entre apresentação de banner e comunicações orais. A programação foi variada contando com uma roda de conversa que abordou de forma transversal a formação de estudantes que passaram ou estão na Fiocruz, com vivências no Programa de Vocação Científica (PROVOC) direcionado ao público do Ensino Médio de escolas públicas; na Iniciação Científica – por meio dos Programas PIBIT e PIBIC – e na pós-graduação, em cursos de mestrado e doutorado. Participaram da roda de conversa Nayane Nascimento Almeida, aluna PROVOC; Elisa Lima dos Santos que, atualmente, é bolsista de Apoio Técnico em Pesquisa na Fiocruz Rondônia; Micaela Eulálio, doutoranda pela Rede BIONORTE; Renata Santos Rodrigues, egressa do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular/Turma Especial entre o Instituto Oswaldo Cruz (IOC) e a Fiocruz RO; e ainda Marcos Barros Luiz, egresso do Programa de Biologia Experimental (PGBIOEXP) e, hoje, atuando no Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Instituto Federal de Rondônia (IFRO).

O coordenador do PGBIOEXP, Gabriel Eduardo Melim Ferreira, falou sobre os caminhos da iniciação científica até a pós-graduação, destacando cenários e perspectivas, no contexto da Pós-Graduação em Biologia Experimental, que funciona no formato associativo entre a Fiocruz Rondônia e a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), desde o primeiro semestre de 2021, e realizou recentemente a primeira defesa de mestrado com titulação da Fiocruz Rondônia.  

A Rede BIONORTE que congrega instituições de pesquisa e ensino com atuação na Amazônia Legal foi apresentada aos estudantes pela chefe da Plataforma de Bioensaios em Malária e Leishamaniose (PBML) da Fiocruz RO, Carolina Bioni Garcia Teles, que abordou as linhas de pesquisas e as possibilidades de formação e de intercâmbio. Recentemente, a Rede BIONORTE teve o seu quadro de docentes ampliado, com novos credenciamentos para o Polo Rondônia, que passa a contar com novos colaboradores da UNIR, IFRO, e Fiocruz RO.

O pesquisador em Saúde Pública Quintino Moura Dias Junior, que é representante do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) na Fiocruz RO, explanou sobre propriedade intelectual e patentes, e as vices coordenadoras Najla Matos e Deusilene Vieira abordaram as diversas iniciativas desenvolvidas pela instituição com foco na promoção da saúde pública, extensão, formação de recursos humanos e popularização da ciência.

A coordenadora local dos programas de Iniciação Científica PIBIC e PIBITI, Soraya Santos, ressaltou a importância do evento na formação intelectual desses jovens estudantes e futuros cientistas e agradeceu ao esforço institucional para que o evento se torne realidade, a cada ano, destacando o apoio incondicional da comissão de organização, que é formada pelos próprios alunos, pesquisadores e colaboradores que começam a se mobilizar meses antes da data do evento.

Jansen Medeiros, coordenador da Fiocruz RO, fez questão de enfatizar a relevância dos programas PIBIC e PIBITI que, ao longo dos anos, vêm oportunizando o acesso de estudantes de graduação à iniciação científica e, consequentemente, ao campo da pesquisa em Rondônia, ampliando o acesso desse público à formação qualificada e ao mercado de trabalho.

Alunos premiados

Classificação: Apresentação de Banner

Eixo 1: Prospecção, Desenvolvimento e Avaliação de Fármacos e Compostos Bioativos

3º lugar: João Gabriel dos Santos (orientadora: Dra. Juliana Pavan Zuliani)

2º lugar: Larissa Faustina Cruz (orientadora: Dra. Sulamita Setubal)

1º lugar: Wallyson de Jesus da Costa (orientadora: Dra. Carolina Bioni)

Eixo 2: Diversidade, Vigilância e Caracterização de Patógenos e Vetores

3º lugar: Giovanna Botelho Barbosa (orientadora: Dra. Michelli Silva)

2º lugar: Maria Luiza Passos (orientadora: Dra. Michelli Silva)

1º lugar: Sharmiany Gomes do Amaral (orientador: Dr. Gabriel Melim)

Classificação: Apresentação Oral

Eixo 1: Prospecção, Desenvolvimento e Avaliação de Fármacos e Compostos Bioativos

Menção Honrosa

Bárbara Barbosa Reis (orientador: Dr. Quintino Moura)

Maria Eduarda Rodrigues Miguel (orientadora: Dra. Maisa Araújo)

3º lugar: Eduardo Hernany Pantoja (orientador: Dr. Fernando Zanchi)

2º lugar: Nathalya Rocha Duram (orientadora: Dra. Soraya Santos)

1º lugar: Thifany Foschiera De Melo (orientadora: Dra. Nidiane Reis)

Eixo 2: Diversidade, Vigilância e Caracterização de Patógenos e Vetores

Menção Honrosa

Victor Lourenço Silva da Costa (orientador: Dr. Jansen Medeiros)

Letícia Ereira Aguiar (orientador: Dr. Juan Miguel Villalobos-Salcedo)

3º lugar: Larissa Vitória de Araújo Braga (orientadora: Dra. Deusilene Vieira)

2º lugar: Santiago Wascheck de Farias (orientadora: Dra. Deusilene Vieira)

1º lugar: Matheus de Araújo Paes (orientadora: Dra. Genimar Rebouças)

Alunos reconhecidos pelo NIT/Fiocruz RO por seus projetos com potencial inovador

Wallyson de Jesus da Costa (orientadora: Dra. Carolina Bioni)

Jackson Vieira Leitão (orientadora: Dra. Soraya Santos)

Rayan Maia de Oliveira (orientador: Dr. Quintino Moura)

Eduardo Hernany Pantoja de Macedo (orientador: Dr. Fernando Zanchi)

Esdras Abimael Maia Mendonça (orientador: Dr. Fernando Zanchi)

Cristian Lucas Oliveira Paiva (orientador: Dr. Fernando Zanchi)

Elise Bitencourte de Laia (orientadora: Dra. Geisa Evaristo)

Juliana Aparecida Vieira de Amorim (orientador: Dr. Andreimar Soares)

Alunos PROVOC que receberam Menção Honrosa

Lino Mateus Santos Pereira (orientadora: Dra. Juliana Pavan Zuliani)

Nayane Nascimento de Almeida (orientadora: Dra. Najla Matos)

Rafaela Yasmin Neves Barroso (orientadora: Dra. Deusilene Vieira)

Sophia Marinho Flores (orientador: Dr. Jansen Medeiros)

Texto: José Gadelha

Fotos: José Gadelha/Gabriel Melim