Projeto Café com Ciência será no dia 27 de agosto

Neste segundo semestre, encontros continuarão de forma virtual e serão realizados na última quinta-feira de cada mês.

terça-feira, 18 de agosto de 2020 |

A coordenação geral do projeto Café com Ciência informa que a próxima edição do evento será realizada na quinta-feira (27), às 14h, com a apresentação da palestra “Utilização de DNA Barcoding na Identificação de Flebotomíneos Amazônicos”, ministrada pela acadêmica de doutorado, Glaucilene da Silva Costa, do Programa de Pós-graduação em Biologia Experimental (PGBIOEXP), da Universidade Federal de Rondônia (Unir/Fiocruz RO).

Os flebotomíneos habitam normalmente em áreas de floresta.

Os flebotomíneos são insetos popularmente conhecidos como mosquito palha e algumas espécies desses insetos têm importância para a área médica, pois atuam no ciclo de transmissão de protozoários causadores da leishmaniose, doença com altos índices de manifestação em Rondônia.  “A identificação de flebotomíneos é fundamental para observar possíveis vetores locais, e novas abordagens tem auxiliado nesse trabalho de identificação, inclusive a nível molecular através de seu DNA”, explica Glaucilene Costa, autora do estudo que está em andamento.

De acordo com a coordenação do evento, a transmissão será feita pelo aplicativo Zoom, seguindo normas de segurança em decorrência do novo coronavírus, e a atividade poderá ser validada como créditos aos participantes que sejam acadêmicos de mestrado e doutorado do PGBIOEXP. Para isso, alunos regularmente matriculados no programa deverão fazer a inscrição via formulário específico que será disponibilizado. A comunidade externa também poderá acompanhar a transmissão da palestra, por meio de link a ser divulgado com antecedência.

O projeto Café com Ciência surgiu no primeiro semestre de 2019, com a proposta de valorizar a comunidade científica e contribuir para a disseminação dos resultados de pesquisa em diferentes áreas, colaborando, desta forma, para o fortalecimento da ciência e o desenvolvimento da região.

Texto: José Gadelha

Fotos: Acervo Fiocruz RO/Antônio Marques (Lab. Entomologia II)