Nove pesquisadores contratados na segunda chamada do Programa Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS/2018) apresentaram, por meio de videoconferência, os resultados parciais de seus estudos e debateram possíveis formas de aplicabilidade e incorporação.
A ação é fruto da antecipação de soluções propostas pela Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa de Rondônia (Fapero). O evento foi realizado, de forma virtual, por força do Decreto nº 24.979, de 26 de abril de 2020, que dispõe sobre o Estado de Calamidade Pública no Estado de Rondônia, por conta da pandemia do novo coronavírus.
O PPSUS no estado ganha corpo desde 2013, resultando da cooperação entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde, do Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) e Fapero.
Pesquisadores e projetos contemplados:
Alcione de Oliveira dos Santos
Tema: Dentificação clínica e laboratorial das principais arboviroses circulantes em Porto Velho.
Daniel Sol Sol de Medeiros
Tema: Reposicionamento de fármacos antimaláricos e estudo de combinações in vitro e in vivo sobre Leishmania spp.
Jansen Fernandes de Medeiros
Tema: Aspectos epidemiológicos como proposição de vigilância e controle da leishmaniose tegumentar em municípios do estado de Rondônia.
Juliana Pavan Zuliani
Tema: Tratamento de envenenamento por serpentes: implementação de terapias coadjuvantes à soroterapia convencional utilizando fotobiomodulação (LED) e nanocorpos.
Kátia Fernanda Alves Moreira
Tema: Educação interprofissional e prática colaborativa entre profissionais da atenção primária em Saúde em Rondônia.
Luís Paulo Costa de Carvalho
Tema: Vigilância febril indireta utilizando o vetor Culicoides (Ceratopogonidae): Primeira investigação para febre oropouche no estado de Rondônia.
Najla Benevides Matos
Tema: Resistência aos antimicrobianos de isolados de Acinetobacter ssp e da família Enterobacteriaceae: Identificação e mapeamento do perfil dos genes codificadores de ESBL, carbapenemases e metalo –β.
Osmar Siena
Tema: Estruturas de governança para mitigação de conflitos e judicialização no Sistema Único de Saúde (SUS) em municípios de Rondônia.
Texto: José Gadelha/Montezuma Cruz
Fotos: Jeferson Mota e Assessoria Fapero