A Plataforma de Bioprospecção da Fiocruz Rondônia faz parte da Rede de Plataformas Tecnológicas da Fiocruz a qual está apta para prestação de serviços laboratoriais para clientes externos, tanto de laboratórios particulares quanto de outras instituições de pesquisa, e para clientes internos, entre as unidades e escritórios técnicos da Fiocruz.

Entre os 23 serviços oferecidos estão os de fracionamento e isolamento de biomoléculas por técnicas de cromatografia líquida, caracterização do ponto isoelétrico e determinação da massa molecular de amostras proteicas, determinação da sequência parcial de resíduos de aminoácidos a partir da região N-terminal das proteínas purificadas, e triagem de interação molecular in vitro entre ligantes de origem recombinante e analitos através da técnica de ressonância plasmônica de superfície, assim como determinação das constantes de interação ligante/analito .

Equipamentos:

Modelo: 2 sistemas de cromatógrafos de alta performance AKTA Purifier 10 e 1 sistema cromatográfico AKTA Basic 10/Marca: Cytiva (GE Healthcare)

  • Especificações: Compatível para purificações preparativas por exclusão molecular; troca iônica (colunas: CM-Sepharose 15 x 900 mm/ HiTrapTm 1 mL/ HiTrapTm 5 mL/ Capto Q 10 x 200 mm/ DEAE-Sepharose 10 x 300 mm); afinidade (colunas de 1 mL e 5 mL de Ni-Nta agarose/ 5 mL de Agarose-lactose/ banzamidina 7 mL); e de interação hidrofóbica (colunas: Butyl-Sepharose 10 x 100 mm/ Phenyl-Sepharose 10 x 200 mm).

Modelo:  BiaCore T200 GE Helthcare/Marca: Cytiva (GE Healthcare)

  • Especificações: análises em tempo real para determinação de interações moleculares (cinética, afinidade, especificidade, concentração, imunogenicidade, ligação ao epítopo e termodinâmica do estado de transição), sem marcação (lable-free), utilizando a ressonância de plasma de superfície (SPR). 

Modelo: Sequenciador de proteínas e peptídeos PPSQ-33a/Marca: Shimadzu

  • Especificações: análises em tempo real para determinação de interações moleculares (cinética, afinidade, especificidade, concentração, imunogenicidade, ligação ao epítopo e termodinâmica do estado de transição), sem marcação (lable-free), utilizando a ressonância de plasma de superfície (SPR). 

Modelo: Sequenciador de proteínas e peptídeos PPSQ-33a /Marca: Shimadzu

  • Especificações: utiliza a reação de degradação de Edman, clivando aminoácidos da extremidade N-terminal de peptídeos e proteínas, para a determinação da sequência primária dos mesmos. 

Modelo: Cromatógrafo Líquido Ultra Eficiente Prominence/Marca: Shimadzu

  • Especificações: Compatível para separações analíticas e purificações preparativas utilizando colunas de interação hidrofóbica de fase reversa C8 e C18. 

Modelo: Sistema de eletroforese SDS PAGE/Marca: (GE Healthcare)

  • Especificações: No sistema de eletroforese unidimensional, as proteínas são submetidas à separação por peso molecular (uma dimensão) em gel de poliacrilamida através da aplicação de uma diferença de potencial. As moléculas são separadas de acordo com o seu tamanho, pois as de menor massa migrarão mais rapidamente do que as de maior massa. 

Modelo: Sistema de Focalização Isoelétrica Ettan IPGhor/Marca: GE Healthcare

  • Especificações: Na eletroforese bidimensional, as proteínas são submetidas a dois processos consecutivos (duas dimensões) de separação, baseados em propriedades diferentes das proteínas: a primeira dimensão é a focalização isoelétrica (IEF), quando as proteínas são separadas em um gel de poliacrilamida que possui um gradiente de pH, e migram até atingirem uma posição estacionária onde possuam carga líquida zero (ponto isoelétrico); a segunda dimensão é a eletroforese em gel de poliacrilamida, onde as proteínas separadas pela IEF são separadas de acordo com suas massas moleculares. 

Modelo: Liofilizador LD3000/Marca: Terroni

  • Especificações: O promove a secagem e concentração de amostras à vacuo. 

Modelo: Estufa e rotaevaporador (speed vac)/Marcas: Terroni e Labconco

  • Especificações: Secagem de amostras vegetais in natura (folhas, flores, galhos, caule, raízes, sementes e frutos) e de amostras em soluções contendo solventes em pequenos volumes (em tubos de polipropileno de 1,5 mL a 50 mL). 

Modelo: Rotaevaporador/Marca: Fisatom

  • Especificações: Separa um solvente presente em uma amostra, a qual é aquecida e submetida a vácuo, transferindo-o para outro frasco diferente do inicial e, desta forma, um solvente evaporará da amostra purificando a mesma. 

Equipamentos acessórios:   

Sistema de purificação de água Milli-Q (Millipore)  

Scanner GE Healthcare Image (GE Healthcare)

Responsável pela Plataforma:

Geisa Paulino Caprini Evaristo

Leonardo de Azevedo Calderon

A Plataforma de Real Time PCR da Fiocruz Rondônia possui equipamentos de alta performance e oferece a toda a comunidade científica a possibilidade de realização de reações qualitativas e/ou quantitativas, além de avaliar expressão gênica. A plataforma ainda oferece orientações para manuseio de equipamentos e interpretação dos resultados com objetivo de formação de mão de obra qualificada na região.

Equipamentos:

Modelo: Sistema de PCR em Tempo Real 7500/Marca: Applied Biosystems™

  • Especificações: Compatível com os corantes FAM™/SYBR™ Green, VIC™/JOE™/HEX™/ TET™, ABY™/NED™/TAMRA™/Cy® 3, JUN™, ROX™/Texas Red™ e Cy5™; Câmera CCD; 5 filtros de excitação; Lâmpada de halogênio de tungstênio, 5 filtros de emissão. Sistema multiplex com detecção de até 5 alvos. Bloco de 96 poços com 0,2 mL; Modo de ciclagem padrão.

Modelo: Sistema de PCR em Tempo Real QuantStudio™ 3/Marca: Applied Biosystems™

  • Especificações: Compatível com os corantes FAM™/SYBR™ Green, VIC™/JOE™/HEX™/ TET™, ABY™/NED™/TAMRA™/Cy® 3, JUN™, ROX™/Texas Red™. Faixa de Excitação/Detecção entre 450–600 nm/500–640 nm; Sistema multiplex com detecção de até 4 alvos; Bloco de 96 poços com 0,1 mL;. Modo de ciclagem rápida.

Responsáveis pela Plataforma:

A Plataforma de Sequenciamento da Fiocruz Rondônia, que está em processo de credenciamento pela Rede de Plataformas Tecnológicas da Fiocruz (RPT), possui um equipamento que oferece a toda a comunidade científica a possibilidade de realização de reações do método capilar. Também oferecemos orientações específicas para o manuseio do equipamento.

Equipamento:

Modelo: SeqStudio™ Genetic Analyzer/Marca: Applied Biosystems™

  • Especificações: Sistema de injeção com 4 capilares; Suporte para análises com até 8 corantes; Suporte a placa padrão de 96 poços ou tiras padrão de 8 tubos; Sequenciamento de fragmentos entre 60 e 470 pares de base.

Responsáveis pela Plataforma:

Jansen Fernandes de Medeiros

Iasmin Ferreira Pimentel

A Plataforma de Microscopia da Fiocruz Rondônia conta com equipamentos modernos para imageamento de materiais ou amostras biológicas in vivo, como na microscopia intravital, in vitro ou ex vivo com cortes histológicos a fresco ou fixadas e coradas (incluindo imunofluorescência) que podem ser analisados pelos equipamentos disponíveis:

Equipamentos:

Modelo: Microscópio Nikon Eclipse Ti

  • Especificações: Microscópio Biológico Invertido, para análises em campo claro, contraste de fase e fluorescência. Permite a aquisição de imagens fluorescentes captadas pela câmera de alta resolução com aumentos finais de 40X a 1000X. Versátil, permite análises de lâminas, em microplacas ou placas de Petry e em animais de experimentação sedados para análise intravital. Utiliza o software com recursos de aquisição e análise de imagens ou vídeos.

Modelo: Microscópio Nikon Eclipse 80i

  • Especificações: Microscópio Biológico Vertical, para análises em campo claro ou fluorescência. Este equipamento permite a aquisição de imagens captadas pela câmera de alta resolução em campo claro, coloridas histologicamente ou por sondas e/ou anticorpos fluorescentes em aumentos finais de 40X até 1000X.

Modelo: Microscópio ECLIPSE Ni-E

  • Especificações: Microscópio Biológico Motorizado Vertical, para análises em campo claro. Permite a aquisição de imagens incluindo seleção motorizada de extended deep focus (EDF), que é a captura do imageamento da amostra no eixo vertical (eixo z), formando imagens finais em 3D. Excelente para fotos e vídeos em morfologia/morfometria e estudos avançados nessa ou outras áreas.

Modelo: Estereomicroscópio Nikon SMZ18

  • Especificações: Estereomicroscópio motorizado. Oferece a visualização de estruturas maiores, como peças de biopsias ou na área de entomologia e parasitologia. Igualmente, dispõe da capacidade de análise em foco estendido (EDF) para composição de estudos de macroimageamento.

Responsáveis pela Plataforma:

Juliana Pavan Zuliani

Jansen Fernandes de Medeiros

A plataforma de Citometria da Fiocruz Rondônia conta com equipamentos modernos para execução de análises laboratoriais celulares, ou de amostras solúveis em citometria de fluxo, com a possibilidade de testes com múltiplos parâmetros de fluorescência.

Equipamentos:

Modelo: FACScan (Becton Dickinson)

  • Especificações: citômetro de fluxo analógico com dois lasers (azul – 488 nm e vermelho – 633 nm). Apresenta capacidade para análise de até 7 parâmetros simultâneos, incluindo tamanho e granulosidade. É possível realizar análise fenotípica e de citocinas intracelulares de até cinco parâmetros, apoptose e ciclo celular, viabilidade, proliferação celular, oxidação celular, fagocitose. Utiliza o software CellQuest para aquisição.

Modelo: CytoFLEX (Beckman Coulter)

  • Especificações: é um citômetro de fluxo de alta sensibilidade e resolução. Possui quatro lasers (violeta – 405 nm, azul – 488 nm, amarelo – 561 nm, vermelho – 633 nm). Apresenta capacidade para análise de até 19 parâmetros, incluindo tamanho e granulosidade, sendo esses dois parâmetros morfológicos detectados pela emissão do laser violeta. É possível realizar análise multiparamétrica de alta complexidade e análise de partículas em escala nanométrica que compreendem anteparos de 100-1000 nm. Utiliza o software CytExpert para aquisição e análise dos dados.

Modelo: Accuri C6™Plus (Becton Dickinson)

  • Especificações: citômetro portátil e compacto que possui dois lasers (azul – 488 nm para 3 canais e vermelho – 633 nm para um canal). Apresenta a capacidade para análise de até 6 parâmetros, incluindo tamanho e granulosidade. O citômetro possui módulo robotizdo para acoplamento de microtubos e de microplacas de 24 e 96 poços. Utliza o software BD Accuri™️ C6 Software Plus para aquisição e e análise dos dados.

Modelo: FACSCelesta™ (Becton Dickinson)

  • Especificações: citômetro de fluxo digital com três lasers (violeta – 405 nm, azul – 488 nm, vermelho – 633 nm). Apresenta capacidade para análise de até 13 parâmetros, incluindo tamanho e granulosidade. É possível realizar análise multiparamétrica de alta complexidade, análise fenotípica, proliferação, citocinas intracelulares, análise de oxidação celular e dosagem de fatores solúveis. Utiliza o software FACSDiva™️ para aquisição dos dados em citometria.

A plataforma disponibiliza o software de análise de dados FlowJo™️ para as aquisições multiparamétricas realizadas nos citômetros.

Responsável pela Plataforma:

Juliana Pavan Zuliani

A Plataforma de Bioensaios para triagem de drogas antimaláricas e anti-leishmania da Fiocruz Rondônia faz parte da Rede de Plataformas Tecnológicas da Fiocruz a qual está apta para realizar ensaios antiparasitários in vitro de compostos/ extratos naturais contra formas promastigotas de Leishmania spp. e formas assexuadas de Plasmodium falciparum W2.

Também é oferecido o ensaio de citotoxicidade com células de linhagem J774 (macrófagos murinos) e HepG2 (derivada de um hepatoma humano). Todas essas técnicas se baseiam no uso de detectores de fluorescência ou absorbância em placas de 96 ou mais poços, permitindo a aquisição, análise automatizada e determinação da inibição de crescimento para 50% da população de parasitos (IC50) e determinação da concentração citotóxica para 50% das células (CC50), após o tratamento de cada concentração dos compostos testados.

Equipamentos:

Modelo: 2 Incubadoras de CO2/ Marca Panasonic (MCO-170AICUV-PA)

  • Especificações: volume interior 165L. Inclui um painel de controle com tela sensível ao toque que oferece usabilidade aprimorada, apresenta um sistema de calor direto e jaqueta de ar com sensor infravermelho exclusivo para estabilizar os níveis de temperatura, CO2 e umidade. Controle de contaminação com SafeCell UV e InCu-saFe, combinado propriedades germicidas do cobre elementar com a lâmpada SafeCell que descontamina o ar da câmara circulada sem afetar as culturas celulares. Função de registro USB para transferência e armazenamento de dados.

Modelo: Incubadora de CO2/ Marca Thermo Scientific (Water Jacketed Série III)

  • Especificações: volume interior 184L. Inclui um painel de controle com tela sensível ao toque, apresenta um sistema de calor direto e jaqueta de ar que minimiza perda de temperatura por falta de energia ou oscilações ambientais extremas. Apresenta sensor infravermelho para controle de temperatura e níveis de CO2. Função de registro USB para transferência e armazenamento de dados.

Modelo: Estufa Microprocessada de cultura e bacteriológica/ Marca Quimis (Q316M5)

  • Especificações: volume interior 150L com câmara em aço inox e porta interna de vidro. Inclui um painel de controle eletrônico microprocessado de temperatura. Precisão de +/- 0,5°C em um ponto. Sistema de fechamento magnético por todas as bordas da porta externa.

Modelo: Estufa DBO (demanda biológica de oxigênio)/ Marca Tecnal (TE-371/240L)

  • Especificações: volume interior 240L. Controlador de temperatura digital (-10°C a 60°C) com precisão de controle: ±0,3°C. Isolamento: Poliuretano expandido. Circulação: ventilação forçada. Umidade: Possui reservatório interno que proporciona umidade por evaporação natural.

Modelo: 02 Fluxos laminares verticais/ Marca Pachane (PCR T4 e 400)

  • Especificações: Equipamento para trabalhos Classe 100 conforme ABNT – NBR 13.700, ABNT – NBR 15.767, ISO CLASSE 5 conforme norma internacional ISO 14.644-1. Pré Filtro Classe G3 – Sintético | Filtro HEPA Classe A3 -NBR-6401, EU-13 Eurovent 4/4 (99.99 % de eficiência – DOP para partículas de 0,3 mícron).

Modelo: 03 Microscópios ópticos/ Marca Olympus (CX21), Nikon (Eclipse E200) e Medilux.

  • Especificações: equipamentos com conjunto óptico tradicional de leitura, com capacidade para aquisição de imagens em campo claro coloridas histologicamente com aumentos de 4X até 100X, para leitura de lâminas a fresco, coradas e fixadas.

Responsável pela Plataforma:

Carolina Bioni Garcia Teles