Produção de novas ferramentas de controle de vetores a partir da incorporação de drogas e/ou novos compostos a Mosquiteiros Impregnados de Longa Duração (MILD)

Picadas de mosquitos Anopheles transmitem parasitas que causam malária. Esforços para prevenir e controlar a transmissão da malária têm sido realizados por muitos países e a distribuição de Mosquiteiros Impregnados de Longa Duração (MILD) tem auxiliado no combate dessa doença. No entanto, a resistência a inseticidas tem sido descrita em várias populações de Anopheles, o que dificulta a ação dessa ferramenta de controle vetorial. Portanto, descrição de novas ferramentas de controle vetorial ou adaptação de ferramentas atuais, como os MILD são necessárias. Deste modo, o projeto pretende avaliar novos compostos e fármacos que possam potencializar a ação dos MILD no Brasil. A incorporação desses novos compostos e fármacos, em um modelo de dinâmica de transmissão da malária, prevê que a impregnação de mosquiteiros com inibidores de Plasmodium mitigaria substancialmente os efeitos globais da resistência aos inseticidas.

Coordenadores: Jansen Fernandes Medeiros & Maisa da Silva Araújo

Responsável Técnica: Maisa da Silva Araújo

Colaboradores: Centro de Pesquisa em Medicina Tropical (CEPEM); Harvard School of Public Health

Financiamento: Chamada CNPq/MS-SCTIE-Decit/ Fundação Bill & Melinda Gates, nº 23/2019 – Pesquisas de prevenção, detecção e combate à Malária (processo nº 442653/2019-0)