Plasmodium

A malária é uma doença causada por protozoários do gênero Plasmodium, sendo transmitida a humanos a partir da picada de mosquitos anofelinos. As diferentes espécies de parasita que causam a malária em humanos são: Plasmodium vivax, Plasmodium falciparum, Plasmodium malariae, Plasmodium ovale e Plasmodium knowlesi. Entretanto, apenas as três primeiras espécies de Plasmodium ocorrem no Brasil, com predominância de casos de P. vivax.

As formas infectantes do Plasmodium aos mosquitos são denominadas de gametócitos. Essas formas se diferenciam a partir dos merozoítos, que são formados durante o ciclo assexuado no hospedeiro humano. A etapa sexuada do ciclo de vida do Plasmodium ocorre somente no intestino de fêmeas de mosquitos, após a ingestão do sangue de humano contendo gametócitos. Assim, a continuação do ciclo de vida do Plasmodium no mosquito dependerá da formação dos gametócitos no hospedeiro humano e sua ativação no interior do mosquito. Por esta razão os gametócitos são alvo para terapias medicamentosas para o controle da transmissão da malária humana.

As infecções dos mosquitos da PIVEM são realizadas artificialmente, pelo método denominado Membrane Feeding Assay (MFA) a partir de amostras e sangue de doadores diagnosticados com malária no ambulatório do Centro de Pesquisa em Medicina Tropical (CEPEM). Para saber mais sobre esse laboratório, acesse o link http://www.rondonia.ro.gov.br/sesau/