O desenvolvimento do Plasmodium vivax, principal agente causador da malária humana na Amazônia brasileira, ocorre em parte no intestino de mosquitos anofelinos fêmeas. Isso acontece após as fêmeas se alimentarem de sangue infectado com o parasito P. vivax. Os parasitos passam por sucessivas transformações. Além disso, bactérias residentes (microbiota) no intestino do mosquito tendem a aumentar devido ao meio nutritivo que o sangue proporciona a elas.
Estudos mostram que a microbiota intestinal em anofelinos atua como mediadora da resposta imunológica contra o estabelecimento do Plasmodium. Interações parasito-microbiota-mosquito têm sido bem estudadas em anofelinos do Velho Mundo e o Plasmodium falciparum. Entretanto, pouco se sabe sobre interações entre o P. vivax e anofelinos Neotropicais. Dessa forma, estudamos a importância das bactérias intestinais na sobrevida dos mosquitos An. deaneorum e An. darlingi não infectados e infectados experimentalmente por P. vivax; e ainda, avaliando sua importância para o desenvolvimento do parasito nos mosquitos.
Coordenadora: Maisa da Silva Araújo
Responsável Técnica: Najara Akira Costa dos Santos
Financiamento: Chamada CNPq/MS-SCTIE-Decit/ Fundação Bill & Melinda Gates, nº 23/2019 – Pesquisas de prevenção, detecção e combate à Malária (processo nº 442653/2019-0); Fiocruz Rondônia.