Estudo sobre a influência de diferentes dietas açucaradas na sobrevivência de fêmeas e machos de mosquitos Anopheles deanerum e Anopheles darlingi de colônia

A alimentação açucarada é essencial para a manutenção das atividades fisiológicas, comportamentais e sobrevivência dos mosquitos. Na natureza, mosquitos fêmeas e machos se alimentam de hidratos de carbono encontrados no néctar das plantas ou de frutos. Quando criados em colônias em laboratório, os mosquitos são alimentados artificialmente com algodões embebidos em solução açucarada. Dada a importância dessa dieta na sobrevivência dos mosquitos, experimentos estão sendo conduzidos com soluções a base de mel e de açúcar comercial para avaliar qual dieta poderá garantir uma maior taxa de sobrevivência entre mosquitos machos e fêmeas das espécies An. deaneorum e An. darlingi colonizados em nosso laboratório.

Coordenadora: Maisa da Silva Araújo

Responsável Técnica: Najara Akira Costa dos Santos

Financiamento: Chamada CNPq/MS-SCTIE-Decit/ Fundação Bill & Melinda Gates, nº 23/2019 – Pesquisas de prevenção, detecção e combate à Malária (processo nº 442653/2019-0); Fiocruz Rondônia.