O Programa de Pós-Graduação em Biologia Experimental (PPGBIOEXP/Fiocruz RO/UNIR) realizou uma palestra de título “Wuchereria bancrofti: da descoberta até a eliminação da Filarioses Linfática no Brasil e nas Américas”, com o professor Dr. Gilberto Fontes, considerado referência em estudos de Filariose Linfática.
O evento ocorreu no auditório Paulo Freire – campus da UNIR na BR 364 – em Porto Velho (01/09). A programação fez parte das atividades da disciplina “Diagnóstico Laboratorial e Controle de Enfermidades Parasitárias Humanas” que foi ministrada pelo pesquisador a estudantes de mestrado e doutorado do PGBIOEXP.
Sobre o palestrante
Autor de capítulo do livro “Parasitologia Humana” pela Editora Atheneu, com o tema Wuchereria bancrofti – Filariose Linfática, Gilberto Fontes é Titular da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ) e consultor do Ministério da Saúde para o Programa de eliminação da Filariose Linfática no Brasil e Doenças Tropicais Negligenciadas. Também é consultor da Organização Pan-Americana da Saúde para o Programa de eliminação da Filariose Linfática nas Américas.
As atividades contaram com o apoio do Instituto Nacional de Epidemiologia da Amazônia Ocidental (INCT-EpI-AmO). Segundo o Ministério da Saúde, a Filariose Linfática (Elefantíase) é uma doença parasitária crônica, considerada uma das maiores causas de incapacidades permanentes ou de longo prazo no mundo. É causada pelo verme nematoide Wuchereria bancrofti, transmitida pela picada do mosquito Culex quiquefasciatus (pernilongo, muriçoca, carapanã) infectado com larvas do parasito.