Pesquisadores da Fiocruz RO participam do 55º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Evento é realizado em Belo Horizonte (MG), de 28 a 31 de julho. Resultados de mais de 20 trabalhos realizados por pesquisadores da Fiocruz RO serão apresentados.

segunda-feira, 29 de julho de 2019 |

Pesquisadores do Brasil e do exterior participam, entre os dias 28 e 31 de julho, na cidade de Belo Horizonte – MG, do 55º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MEDTROP2019). A Fiocruz Rondônia é representada por uma equipe de pesquisadores, com mais de 20 trabalhos a serem apresentados em diferentes formatos. São resultados de pesquisas realizadas em áreas distintas, como o Laboratório de Epidemiologia Genética que irá expor resultados preliminares de estudo realizado em pacientes com leishmaniose tegumentar atendidos no Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron).

Flávia Geovane – Diagnóstico laboratorial e molecular da doença de Chagas.

O Laboratório de Entomologia irá apresentar resultados de pesquisas realizadas sobre os insetos vetores da região, como os mosquitos, as catuquiras, barbeiros e maruins. Além desses estudos, a ecologia e taxonomia dos mosquitos palha também serão apresentadas. Serão divulgadas ainda informações sobre o estabelecimento da Coleção Entomológica da Fiocruz Rondônia e o emprego de dietas alternativas para mosquitos e de uma ferramenta digital para a vigilância participativa de triatomíneos, os insetos vetores da doença de Chagas.

Dados sobre o mosquito da Dengue, Zika e Chikungunya em Porto Velho e a epidemiologia dessas doenças no estado de Rondônia também serão abordados, no formato de e-poster. Haverá ainda apresentações de trabalhos abordando vetores (carrapatos) de febre maculosa e babesiose, além de genotipos circulantes de Zika vírus. Estudos envolvendo a descoberta de novos compostos potenciais contra leishmaniose e malária serão apresentados por pesquisadores da Plataforma Técnica RPT11G de Bioensaios de Malária e Leishmanioses (PBML).

Com o temaConvergência e inclusão: em busca de soluções sustentáveis para o diagnóstico, tratamento e controle das doenças tropicais” o congresso abre perspectivas para a integração da ciência, educação e tecnologia buscando, na interdisciplinaridade, benefícios para a saúde, para o desenvolvimento do indivíduo e da sociedade.

Simultaneamente ao 55º MEDTROP acontecem o XXVI Congresso Brasileiro de Parasitologia, 34ª Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas, além da 22ª Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses, o CHAGASLEISH 2019.

Acompanhe a programação completa do 55º MEDTROP.

Texto: José Gadelha

Fotos: José Gadelha/Divulgação