Pesquisador da Fiocruz RO é finalista no Prêmio Confap

Leonardo de Azevedo Calderon é o único representante da região Norte, na categoria “Pesquisador Inovador – Inovação para o setor público”.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2021 |
Vencedores serão premiados no dia 9/12 em Foz do Iguaçu/PR

Leonardo de Azevedo Calderon, pesquisador em Saúde Pública da Fiocruz Rondônia, atuando no Centro de Estudos em Biomoléculas Aplicadas à Saúde (Cebio), é o único finalista da região Norte na categoria “Pesquisador Inovador – Inovação para o Setor Público”, no Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia & Inovação – Professor Francisco Romeu Landi. A iniciativa é do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). A ideia desta premiação é reconhecer pesquisadores que vêm se destacando no meio científico, em diferentes campos de atuação e do conhecimento.

A premiação integra as comemorações dos 15 anos do Confap, que reúne 26 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs). Calderon é professor Associado do Departamento de Medicina da Universidade Federal de Rondônia (Unir), bacharel e doutor em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade de Brasília (UnB). É docente permanente dos Programas de Pós-graduação em Biologia Experimental (PGBIOEXP), Conservação e Uso de Recursos Naturais, ambos na Unir, e em Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (Rede BIONORTE). Na Fiocruz Rondônia, atua como pesquisador em Saúde Pública, desde 2012, mas sua história na instituição começa anos antes, no Instituto de Pesquisas em Patologias Tropicais (IPEPATRO).

Leonardo Calderon enaltece o empenho da Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa de Rondônia (FAPERO) que tem sido essencial “neste momento de crise global, em que nós precisamos manter as nossas atividades de pesquisa dentro de nossos laboratórios”. Ele também ressaltou os muitos riscos que permeiam a pesquisa no campo da Inovação Tecnológica, “nós desenvolvemos estudos visando inovação com recursos limitados, o que caracteriza um alto risco para os alunos de pós-graduação, tendo em vista que eles dependem de prazos para a execução de seus projetos”.

Os vencedores do Prêmio serão anunciados no dia 9 de dezembro, durante o Fórum Nacional Confap, que ocorrerá na cidade de Foz do Iguaçu/Paraná.

Acesse aqui os detalhes do Prêmio Confap/2021 e conheça os finalistas.

Texto: José Gadelha

Fotos: José Gadelha/Acervo Fiocruz RO