A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, fará a abertura oficial das comemorações do Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, nesta sexta (11/02), dando a largada a uma série de atividades espalhadas entre as unidades e escritórios da Fiocruz, durante o mês de fevereiro.
A abertura será durante o evento “Sexta de Conversa”, às 10h (no horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelo canal da Fiocruz no YouTube. Após a abertura, o Canal Saúde dará início a uma programação variada debatendo questões como a presença das mulheres negras na ciência brasileira e as perspectivas da ciência no Brasil.
Em Rondônia, haverá bate-papo com mulheres e meninas pesquisadoras, com atuação no campo da saúde. A ideia é fortalecer o vínculo entre as pesquisadoras da Fiocruz Rondônia e a comunidade local, abrindo cada vez mais possibilidades de interlocução com futuras meninas pesquisadoras, além de apresentar à sociedade um pouco do que vem sendo desenvolvido em termos de pesquisas. O bate-papo será no programa Audiência Pública, na rádio CBN Amazônia (101,9 FM), nesta sexta, 11/02, às 9h30 da manhã no horário de Rondônia, com transmissão pela internet.
Durante 3 programas, serão conhecidas mulheres e meninas pesquisadoras, suas histórias, e os trabalhos que realizam na ciência em Rondônia. Um bate-papo descontraído para debater também sobre os desafios enfrentados, atualmente, pela mulher cientista no Norte do Brasil e quais as perspectivas diante dos atuais desafios. No primeiro programa, serão entrevistadas as pesquisadoras em Saúde Pública Soraya Santos, Genimar Rebouças e Geisa Evaristo.
Sobre o dia 11 de fevereiro
O Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência é comemorado em 11 de fevereiro, e foi uma data instituída pela Assembleia das Nações Unidas, em 2015. Desde 2019, a data integra o calendário de eventos da Fiocruz.
Veja programação completa e fique por dentro de outras ações em alusão à data
Texto: José Gadelha
Fotos: José Gadelha/Fiocruz