Movimento Rondônia pela Educação ganha adesão do Centro de Pesquisa em Medicina Tropical, Cepem – RO

O diretor geral do Cepem/RO, Dr. Mauro Tada, salientou que é clara a necessidade de abordar, no contexto educacional, temas como prevenção, imunização e perigos frequentes, através da inserção desses conteúdos na grade curricular do ensino básico.

segunda-feira, 1 de abril de 2019 |

O Centro de Pesquisa em Medicina Tropical, Cepem – RO, aderiu ao Movimento Rondônia pela Educação (MPRE), com o objetivo de contribuir com políticas voltadas à melhoria da educação e da qualidade de vida da população rondoniense. “Se levarmos em consideração que uma população instruída acerca da prevenção de doenças é uma população que dissemina conhecimentos, temos um forte aliado no combate a doenças que frequentemente afetam crianças, jovens e adultos”, explicou Mauro Tada, diretor geral do Cepem. Durante a primeira reunião do Conselho de Governança do MRPE, de 2019, o pesquisador salientou que é clara a necessidade de abordar, no contexto educacional, temas como prevenção, imunização e perigos frequentes, através da inserção desses conteúdos na grade curricular do ensino básico.

A diretora de Ensino, Comunicação e Informação da Fiocruz RO, Dra. Deusilene Vieira, destacou a importância dos trabalhos desenvolvidos pela instituição no estado, lembrando que a Fiocruz RO atua como um Pólo Tecnológico de Saúde, em parceria com o Cepem RO e Universidade Federal de RO (Unir), na formação de profissionais em várias vertentes, através do ensino e pesquisa. Projetos relevantes foram citados como, por exemplo, o Ciência na Rua realizado no Espaço Alternativo, em Porto Velho, que contou com mais de 6 mil pessoas, ficando evidente o anseio da população por informações que tratem de pesquisa e ciência.

Coordenadora estadual do MRPE, Dra. Raquel Serbino

A coordenação estadual do Movimento Rondônia pela Educação destacou a importância do envolvimento de toda a comunidade, no sentido de unir esforços para mudar os índices da educação em Rondônia. Raquel Volpato Serbino salientou a necessidade de se discutir ações que contemplem a formação de novos alfabetizadores. O Movimento Rondônia pela Educação é uma junção de ações estratégicas, com o apoio de instituições e entidades preocupadas com o futuro de Rondônia e do país.

Texto: José Gadelha

Foto: Arquivo MRPE