A Fiocruz Rondônia realiza de 9 a 17 de dezembro, no Porto Velho Shopping (primeiro piso, em frente a loja Kalunga), o Memorial “A trajetória de um cientista engajado: Luiz Hildebrando Pereira da Silva” e a Exposição “Nos trilhos da pesquisa em saúde pública em Rondônia”.
Eventos que fazem parte das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT/2023) que ocorreu no mês de outubro. Tradicionalmente, a Fiocruz Rondônia estende as atividades desta semana para os meses de novembro e dezembro.
O memorial conta um pouco sobre a trajetória do cientista Luiz Hildebrando considerado um dos grandes pioneiros em estudos sobre malária em Rondônia que, perseguido pelo golpe militar de 1964, foi preso e mudou-se para Paris. De volta a Rondônia, após sua aposentadoria do Instituto Pasteur, resolveu dedicar-se aos estudos sobre malária em Porto Velho-RO, pois a região possuía mais da metade dos casos de malária do país (cerca de 350 mil casos anuais), o que gerava grande preocupação.
Já, a exposição fotográfica reúne os pesquisadores da Fiocruz Rondônia, contando sobre suas trajetórias na pesquisa em Rondônia e suas contribuições ao desenvolvido da ciência, sendo um momento para a comunidade conhecer de perto quem são esses pesquisadores que, diariamente, dedicam-se à compreensão de doenças endêmicas na região e seus impactos ao cotidiano da população. Para Deusilene Vieira, vice-coordenadora de Ensino, Informação e Comunicação
esse momento retrata não apenas as histórias de sucesso, mas também de muitos desafios, resiliência e superação”.
O evento conta ainda com um espaço dedicado aos laboratórios da Fiocruz Rondônia, onde os visitantes poderão conhecer as linhas de pesquisa, projetos desenvolvidos em várias localidades do Estado, e interagir com pesquisadores e estudantes da pós-graduação.
O evento é gratuito e acompanha os horários de funcionamento do Porto Velho Shopping.
Participe e traga a sua família!