Plataforma de Bioensaios em Malária e Leishmanioses

O Laboratório da Plataforma Técnica RPT11G de Bioensaios de Malária e Leishmaniose (PBML) constitui uma rede integrada da FIOCRUZ que favorece o intercâmbio entre as instituições internas e externas de pesquisa que tenham interesse em testar potenciais princípios ativos para o tratamento da malária e leishmaniose.

APRESENTAÇÃO

O Laboratório da Plataforma Técnica RPT11G de Bioensaios de Malária e Leishmaniose (PBML) constitui uma rede integrada da Fiocruz que favorece o intercâmbio entre as instituições internas e externas de pesquisa que tenham interesse em testar potenciais princípios ativos para o tratamento da malária e leishmaniose.

A suscetibilidade aos potenciais antimaláricos in vitro é avaliada contra formas eritrocíticas da cepa de P. falciparum cloroquina-resistente (W2) através da técnica de SYBR green I. Além de ensaios de screening ex vivo de compostos contra isolados de P. vivax em parceria com o Centro de Pesquisas em Medicina Tropical (Cepem).

A triagem em larga escala in vitro de compostos naturais e/ ou sintéticos fornecidos por laboratórios parceiros frente à Leishmania sp. é analisada através da intensidade de fluorescência obtida pela revelação com Alamar Blue®. Esses dados, geralmente, são confrontados com os bioensaios de citotoxicidade contra células de hepatoma humana (Hep-G2), macrófagos (J774) e células renais de macaco verde africano (VERO). Este laboratório tem por objetivo principal selecionar compostos potencialmente ativos para teste in vivo antiplasmodial contra P. berghei ou anti-L. amazonensis em camundongos Balb/c.

 PESQUISADORA RESPONSÁVEL

Carolina Bioni Garcia Teles

Currículo Lattes

E-mail: carolina.teles@fiocruz.br

Análise da bioatividade de extratos naturais e compostos sintéticos contra Plasmodium e Leishmania spp. em sistemas in vitro e in vivo.

– Identificação de novos compostos antiplasmodiais por integração de ensaios in silicoin vitro e ex vivo;

– RD-16-1066 – Consórcio entre a USP, FIOCRUZ-RO e o MMV. Brazilian field isolates project (ex vivo work);

– Vigilância do perfil de sensibilidade in vitro de Plasmodium sp. a fármacos de referência e estudo de drogas com potencial antimalárico contra cepas circulantes em Rondônia;

– Instituto Nacional de Epidemiologia da Amazônia Ocidental INCT-EpiAmO;

– Reposicionamento de fármacos antimaláricos e estudo de combinações in vitro e in vivo sobre Leishmania spp.