Bioinformática e Química Medicinal

O laboratório executa e dá suporte às disciplinas que envolvam Biologia Molecular e Bioinformática nas Pós-Graduações em Biologia Experimental – PGBIOExp da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e no Programa de Pós-Graduação da REDE BIONORTE.

APRESENTAÇÃO

O Laboratório de Bioinformática e Química Medicinal da Fiocruz Rondônia é composto por um grupo interdisciplinar de pesquisadores das diversas áreas do conhecimento natural: física, química, biologia, ciências da computação e bioquímica.

O grupo aplica os conhecimentos das diversas áreas para estudar genomas, proteomas, biologia molecular e estrutural além de executar a prospecção de novos compostos candidatos a fármacos focando sempre doenças ou problemas de saúde que afetam a região como a Malária, Dengue, Leishmaniose, Ofidismo e afins.

O laboratório também executa e dá suporte às disciplinas que envolvam Biologia Molecular e Bioinformática nas pós-graduações em Biologia Experimental – PGBIOEXP da Universidade Federal de Rondônia (UNIR/Fiocruz RO) e Rede BIONORTE.

PESQUISADOR RESPONSÁVEL

Fernando Berton Zanchi

Currículo Lattes

E-mail: fbzanchi@fiocruz.br

fbzanchi@gmail.com

 

– Modelagem molecular de biomoléculas;

– Prospecção in silico e in vitro de novos fármacos contra doenças tropicais;

– Produção de kits biotecnológicos para prospecção de novos fármacos;

– Desenvolvimento de softwares para auxílio em simulações bioquímicas computacionais.

– Prospecção e avaliação de interação de biomoléculas contra alvos enzimáticos da malária auxiliados por bioinformática;

– Prospecção e avaliação do potencial inibitório de biomoléculas da biodiversidade amazônica contra alvos enzimáticos validados para desenvolvimento de novas terapias contra malária;

– Desenvolvimento de Aplicação WEB para execução e análise de Dinâmica Molecular aplicada ao desenvolvimento de novos Fármacos.