Foi realizada entre os dias 20 e 24 de janeiro, no Escritório Técnico da Fiocruz Rondônia, em Porto Velho, a segunda edição do Curso de Férias de Biologia Molecular Aplicada à Leishmaniose.
A iniciativa é do Laboratório de Epidemiologia Genética, que desenvolve pesquisas na área buscando um melhor atendimento à saúde humana, e formação de recursos humanos qualificados. Para o coordenador geral do curso, Gabriel Eduardo Melim Ferreira, chefe do laboratório, as atividades desenvolvidas cumprem importante papel na formação acadêmica e profissional dos alunos participantes e “também dos nossos mestrandos e doutorandos que, a cada edição, podem experimentar as etapas de estruturação, organização e execução do evento, além de transmitirem os conhecimentos adquiridos na pós-graduação”.
O pesquisador também destacou que o curso está em consonância com a missão institucional da Fiocruz RO em difundir e democratizar o conhecimento científico com foco em patologias amazônicas.
A acadêmica de doutorado do Programa de Pós-graduação em Biologia Experimental (PGBIOEXP) da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Cristiane Batista Matos, foi uma das ministrantes do curso e afirmou que o evento “traz um novo olhar para as demandas da comunidade acadêmica, por meio das dúvidas apresentadas pelos alunos”. A estudante de Medicina, Andressa Pereira de Araújo, considerou o curso enriquecedor. “Além de aprender a identificar laboratorialmente a leishmaniose, tive a oportunidade de conhecer a Fiocruz RO e compreender a importância do trabalho dos pesquisadores”, finalizou.
Texto: José Gadelha
Fotos: José Gadelha