I Mostra da Amazônia Ocidental de Ciência será realizada em setembro

Autores dos melhores trabalhos serão premiados com bolsas de Iniciação Científica Júnior; serão concedidas cinco bolsas de Apoio Técnico a professores orientadores. Inscrições devem ser feitas pela internet até o dia 21 de julho.

quarta-feira, 17 de abril de 2024 |

Podem ser feitas até o dia 21 de julho de 2024 as inscrições e submissão de trabalhos para a I Mostra da Amazônia Ocidental de Ciência (AMO CIÊNCIA): Popularização e divulgação de CT&I no Estado de Rondônia, que ocorrerá nos dias 2 e 3 setembro de 2024, em Porto Velho-RO.

Serão selecionados trabalhos de pesquisa e iniciação científica e tecnológica, nas diversas áreas do conhecimento, envolvendo estudantes e professores da Educação Básica, dos níveis Fundamental (8º e 9º anos) e Médio e/ou Técnico integrado ao nível Médio de escolas públicas dos municípios de Rondônia, e ainda o município de Humaitá-AM.

Será admitido um único trabalho por orientador/professor na etapa municipal; os trabalhos selecionados nesta etapa, após correções dos avaliadores, serão recomendados ou não para apresentação na fase estadual, que é a Mostra Científica. Na premiação, serão destinadas 18 bolsas de Iniciação Científica Junior (ICJ), no valor de 300,00 reais mensais por seis meses, aos 18 estudantes autores principais dos melhores trabalhos, conforme as categorias do edital. Também serão destinadas cinco bolsas de Apoio Técnico em Extensão ao professor orientador dos cinco melhores trabalhos, no valor de 770,00 reais mensais, durante 4 meses. 

O coordenador do evento, Andreimar Martins Soares, explica que o tema principal do evento gira em torno das ciências básicas, trazendo reflexões sobre a produção científica que não possui uma aplicação imediata no cotidiano da população, mas proporciona todo o subsídio e embasamento necessários para desenvolver a ciência aplicada, além de

avançarmos em questões da agenda 2030, que visa ao desenvolvimento global, como o aquecimento global, a promoção da igualdade de gênero, respeito às diversidades humanas e a garantia de uma educação com mais qualidade”

destaca Andreimar.

Categorias

Os candidatos poderão submeter seus trabalhos nas seguintes categorias: Diversidade Racial na Ciência; Meninas e Mulheres na Ciência; Meio Ambiente e Sustentabilidade: conscientizar para preservar; Biodiversidade, Biotecnologia, Bioeconomia e Saúde Única; Sociedade, Ciência, Educação, Saúde, Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável; e Engenharias, Informática e Interdisciplinar.

Cada trabalho poderá ser inscrito em uma única categoria, para implementação das bolsas pelo CNPq.

O resultado preliminar com os selecionados na etapa municipal será divulgado até o dia 12 de agosto, e a divulgação dos trabalhos recomendados para a etapa estadual será feita até 20 de agosto.

Inscrição

A inscrição deverá ser feita exclusivamente pela internet, por meio de formulário do Google Forms. Acesse também o edital completo deste processo seletivo. 

Texto: José Gadelha