Fiocruz Rondônia apresenta nova identidade visual

Proposta busca valorizar as belezas naturais, diversidade cultural e o patrimônio histórico regional, aliando o conceito da nova marca aos objetivos da Fiocruz Rondônia como instituição de pesquisa e ensino atuante na Amazônia.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2022 |

Depois de meses de trabalho e um processo criativo atento às nossas raízes e à sua missão institucional, a Fiocruz Rondônia apresenta uma nova marca à sociedade rondoniense. Terra de muitos sabores, vivências, ciclos, culturas, paisagens, diversidades e, sobretudo, de muitos saberes expressos por meio da simplicidade de sua gente e na força e importância das pesquisas científicas que aqui são desenvolvidas.

A nova marca surge em um contexto adverso, impactado pelos efeitos da pandemia provocada pela Covid-19, e, ao mesmo tempo, em um cenário de muitas incertezas em que a ciência brasileira demonstra com toda força o seu valor à sociedade. Nesse sentido, o Escritório Técnico da Fiocruz Rondônia tem buscado diariamente oferecer respostas às demandas da população rondoniense, sem perder de vista a atenção necessária a outras doenças também de importância para a saúde pública, além da Covid-19, e aos múltiplos desafios sanitários.

Para aproximar-se ainda mais da realidade das pessoas e conversar com elas, por meio da sua nova marca institucional, busca-se construir um novo conceito, aliando os seus objetivos institucionais aos muitos sentidos que se fazem presentes em nosso meio, a partir do patrimônio histórico e da sociobiodiversidade que são constitutivos da identidade e da cultura do povo rondoniense.

Conectar, evoluir e incluir

A integração com a comunidade se manifesta na forma como a Fiocruz Rondônia se relaciona com a população e como reage aos desafios da saúde pública, integrando a geração de conhecimento científico à formação de recursos humanos qualificados nas práticas de ensino e pesquisa, no intuito de amenizar os impactos das desigualdades sociais e promover melhores condições de saúde. Conectar pessoas, contribuir com o desenvolvimento regional, estimular ambientes de inovação e inclusão e estabelecer novos vínculos com instituições de pesquisa gerando oportunidades, com foco no futuro: são questões que se articulam e integram o novo conceito da marca Fiocruz Rondônia.

Diante dessa diversidade e da multiplicidade de mensagens a serem difundidas, chegou-se à construção de uma marca modular mosaica (com diferentes cores e símbolos), em que cada cor e símbolo carregam consigo parte do DNA da Fiocruz Rondônia, sem perder a essência e os valores institucionais.


Diferentes cores e símbolos constituem a nova identidade visual

Neste mosaico, cada símbolo remete a ideias diferentes, mas que se conectam entre si. Estão representados os trilhos da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, no intuito de valorizar o nosso patrimônio histórico e as riquezas culturais. O rio Madeira também é representado, considerando os variados ciclos econômicos e migratórios ligados a ele e a sua dimensão simbólica para as populações tradicionais e comunidades amazônicas.  Os povos indígenas estão retratados por meio do arco e flecha, numa referência à nossa ancestralidade e raízes e, por fim, simbolizando a construção e multiplicação do conhecimento científico e a evolução da vida, a nova marca da Fiocruz Rondônia traz a representação da divisão celular.

Jansen Medeiros, Coordenador Geral da Fiocruz Rondônia, destaca a sincronia entre os objetivos da instituição e a nova proposta de identidade visual que é apresentada à sociedade rondoniense, “na realidade, nós buscamos estar mais próximos das pessoas, entender as suas histórias, valorizando sempre o nosso passado e construindo novas pontes para o futuro, nos firmando cada vez mais como instituição de pesquisa em saúde, atenta às realidades da Amazônia”.

De acordo com Alice Paula Di Sabatino Guimarães, coordenadora do Sistema de Qualidade da Fiocruz Rondônia, que acompanhou todas as etapas de criação, o tradicional castelo da Fiocruz continua como marca principal, de forma que a “nossa nova identidade visual torna-se alinhada ao principal símbolo da Fiocruz, que é o Castelo Mourisco, além de estarmos escrevendo um novo momento na história da instituição em Rondônia”, acrescentou.

Para saber mais, acesse aqui o conteúdo explicativo sobre a nova marca institucional da Fiocruz Rondônia.

Texto: José Gadelha

Fotos: Acervo Fiocruz