Fiocruz RO, Sesau e Fapero se reúnem para discutir estratégias de fomento à pesquisa científica no estado

Encontro ocorreu na última sexta (27/09), no Escritório Técnico da Fiocruz Rondônia, em Porto Velho. Participaram diretores da instituição, representantes da Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e a Pesquisa (Fapero), e Centro de Educação Técnico Profissional da Área da Saúde/Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau).

terça-feira, 1 de outubro de 2019 |

Para discutir estratégias de fomento à pesquisa científica, priorizando demandas decorrentes do setor público de saúde, em consonância com o Sistema Único de Saúde (SUS), representantes da Fiocruz Rondônia, Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e a Pesquisa (Fapero), e Secretaria Estadual de Saúde (Sesau/RO), se reuniram na última sexta (27/09), em Porto Velho.

De acordo com a vice-coordenadora de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz RO, Deusilene Vieira, o encontro serviu para discutir novas prioridades com foco na otimização e aplicação de recursos públicos em atividades de pesquisa e formação de recursos humanos. “Nosso objetivo é somar esforços para que possamos direcionar ações voltadas à solução de problemas em saúde pública”, reforçou a pesquisadora.

Encontro ocorreu no Escritório Técnico da Fiocruz RO, em Porto Velho.

A representante da Política Estadual de Educação Permanente em Saúde, Marcela Milrea, enfatizou a importância da aproximação dos sistemas de saúde, ciência e tecnologia como ação estratégica para a formação de recursos humanos, e classificou como “indispensável ferramenta para a tomada de decisões, por parte de gestores em saúde”. Segundo ela, faz-se necessário que esses profissionais tomem como base, em suas práticas cotidianas, evidências científicas para a resolução de problemas prioritários na área da saúde em Rondônia. Também estiveram presentes na reunião a médica pediatra Fátima Sankari e Geysa Maria, nutricionista.

O presidente da Fapero, Leandro Soares Moreira Dill, acredita que a cooperação e parceria destas instituições é fundamental para o desenvolvimento do Estado de Rondônia, uma vez que todas possuem o mesmo objetivo: aprimorar e promover a ciência, buscando o aperfeiçoamento das pesquisas na área da saúde pública e soluções tecnológicas para as diferentes demandas que este setor exige.

Segundo ele, a Fapero, como Fundação Estadual que incentiva e ampara as ações tecnológicas e científicas do Estado, também pretende incluir neste diálogo outras instituições de pesquisa como a Universidade Federal de Rondônia (Unir) e o Instituto Federal de Rondônia (Ifro). “Nós reconhecemos a necessidade de uma melhor definição e aprimoramento de novas estratégias, para que os estudos científicos realizados em Rondônia possam, cada vez mais, caminhar em harmonia com as necessidades da saúde pública do Estado”, enfatizou Leandro Dill.

Texto: José Gadelha

Fotos: Acervo Fiocruz RO/Francielde Araújo/Cetas/Sesau