A 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) vai abordar a Inteligência Artificial a favor da vida e da saúde dos brasileiros. Em razão da pandemia do novo coronavírus, toda a programação será on-line, reunindo atividades ao vivo e gravadas, que incluem rodas de conversa, painéis temáticos, minicursos, jogos, tours virtuais e performances artísticas.
Em alusão ao tema “Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), atenta ao compromisso de salvar vidas e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente neste contexto de pandemia, buscou reunir unidades e escritórios técnicos espalhados pelo país. Desta forma, os projetos de pesquisa que são desenvolvidos em cada localidade e a atuação de pesquisadores, frente aos problemas de saúde, poderão ser conferidos durante o evento.
O que é a SNCT?
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é uma mobilização coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com o objetivo de sensibilizar a população, em especial o público jovem, para atividades científico-tecnológicas. A celebração ocorre em outubro, que é o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações. As atividades são realizadas com a colaboração de instituições parceiras como universidades, institutos federais, fundações de amparo à pesquisa, secretarias estaduais e municipais, além de instituições privadas e outras entidades ligadas ao tema. Neste ano, o evento irá ocorrer de 19 a 23 de outubro. Acesse aqui a página do evento.
Fiocruz Rondônia na SNCT
Com a finalidade de aproximar ainda mais a sociedade rondoniense ao cotidiano dos pesquisadores, a Fiocruz RO estará presente na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Deusilene Vieira, pesquisadora em Saúde Pública e vice-coordenadora de Ensino, Informação e Comunicação, reforça que “o momento exige a participação de todos, principalmente, neste contexto de pandemia, em que a ciência pode mostrar a sua importância e o seu papel na valorização da vida e das pessoas”.
Veja a participação da Fiocruz RO, na 17ª SNCT, e confira a programação de outras unidades.
Quarta-feira (21/10 – das 16h às 17h)
Cientistas sempre têm mais dados que julgamento
Por: Moreno Magalhães de Souza Rodrigues
Contribuições da ciência na pandemia de Covid-19 e doenças de emergência na saúde pública
Por: Soraya dos Santos Pereira
Sem ciência não há futuro!
Por: Juliana Pavan Zuliani
A importância da Entomologia Médica no conhecimento de doenças parasitárias
Por: Jansen Fernandes de Medeiros e Antonio Marques Pereira Júnior
Laboratório de Virologia Molecular
Por: Deusilene Souza Vieira Dall’Acqua
Impactos diretos e indiretos de Covid-19 sobre o Sistema Nervoso
Por: Quintino Dias Moura Júnior
Quinta-feira (22/10 – das 12h às 17h)
Bioinformática contra ameaças à saúde
Por: Fernando Berton Zanchi
Inteligência Artificial na descoberta de medicamentos
Por: Carolina Bioni Garcia Teles e Guilherme Matos Passarini
Texto: José Gadelha
Fotos: Fiocruz/Acervo Ficruz RO