A oficina de elaboração do Projeto de Formação de Profissionais da Secretaria de Saúde de Rondônia (Sesau) contou com a presença de representantes da Fiocruz RO, Centro de Pesquisa em Medicina Tropical (Cepem), Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e diversos setores ligados à Sesau. Foram discutidas demandas em saúde pública, alternativas em formação de profissionais da saúde na rede Estadual, e estratégias de fomento para a realização de programas de Formação Continuada dos servidores.
A vice-diretora de Ensino, da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz), Lucia Maria Dupret Vassalo do Amaral Baptista, destacou a iniciativa da Fiocruz RO em parceria com a Sesau “de grande relevância para a implementação de novas políticas de assistência à saúde e formação de profissionais” no estado de Rondônia. A sanitarista afirmou que uma das propostas da ENSP/FIOCRUZ é criar redes de articulação para parcerias entre governos estaduais e municipais de impacto na formação de recursos humanos (stricto sensu e lato sensu).
No âmbito da gestão em Saúde Pública e políticas governamentais, o secretário de Saúde de Rondônia, Fernando Máximo, informou que a intenção da Sesau é ofertar aos servidores, principalmente, aos que atuam no primeiro atendimento ao paciente, cursos de qualificação oferecidos por instituições como a Fiocruz, e “para isso, queremos trabalhar os pontos que estão definidos dentro do nosso plano estratégico”, finalizou.
A oficina contou ainda com a participação da coordenadora do Mestrado Profissional em Atenção Primária à Saúde (APS/ENSP/Fiocruz), Elyne Montenegro Engstrom, e Ana Paula Abreu Fialho Campos da Paz, da coordenação de Educação a Distância da ENSP.
Durante o evento, que ocorreu pela manhã e tarde, foram trabalhados com os participantes, entre diversos temas, os principais obstáculos para o desenvolvimento da proposta, concepção e intencionalidade pedagógica, perfil geral e características do público a ser atendido, níveis e modalidades de ensino, estrutura e organização curricular, sistema de avaliação, entre outros.
Para o coordenador da Fiocruz RO, Jansen Fernandes de Medeiros, “a proposta deste Projeto de Formação de Profissionais vai ao encontro de grandes demandas apresentadas pelo setor público de saúde no Estado, e contempla os objetivos da Fiocruz RO, instituição comprometida com a pesquisa, formação de recursos humanos e com o desenvolvimento da região”.
Texto: José Gadelha
Fotos: José Gadelha