Fiocruz promove o 1º Painel sobre Vigilância Laboratorial no Programa VigiLabSaúde

Encontro virtual acontece no dia 27 de novembro, às 14h, e será transmitido ao vivo pelo canal da Fiocruz no YouTube.

quarta-feira, 22 de novembro de 2023 |

A Fundação Oswaldo Cruz promove, no dia 27 de novembro (segunda-feira), o 1º Painel sobre Vigilância Laboratorial, uma iniciativa integrante do Programa Educacional em Saúde Pública com foco na vigilância, preparação e resposta a eventos de importância nacional (Programa VigiLabSaúde-Fiocruz). O evento, marcado para as 14h, será transmitido ao vivo no canal oficial da Fiocruz no YouTube (youtube.com/fiocruz). A programação inclui palestras de gestores do Ministério da Saúde apresentando a estrutura, responsabilidade e estratégias adotadas, no dia a dia, por setores envolvidos diretamente na Vigilância Laboratorial em Saúde em nível nacional.

A abertura do painel e a mediação das palestras serão conduzidas pelas coordenadoras geral e acadêmica do Programa VigiLabSaúde/Fiocruz, Eduarda Cesse e Andréa Sobral, respectivamente. Em seguida, Guilherme Loureiro Werneck, diretor do Departamento de Articulação Estratégica de Vigilância em Saúde (DAEVS) do Ministério da Saúde (MS), apresentará a estrutura do setor. Em seguida, será a vez de Carlos Vidotti falar sobre as ações da Coordenação Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços (CGDEP).  Por fim, Marília Santini de Oliveira, da Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública (CGLAB/MS), vai falar sobre os desafios e perspectivas da estratégia nacional de vigilância laboratorial.

O evento, aberto ao público, faz parte da disciplina Seminários Avançados 2 da qual os alunos do mestrado profissional oferecido pelo Programa VigiLabSaúde-Fiocruz participam de 27 de novembro a 1° de novembro, na Fiocruz Brasília.

As apresentações oferecerão uma compreensão aprofundada dos desafios atuais e futuros enfrentados na área da vigilância laboratorial, proporcionando uma oportunidade única para profissionais, estudantes e interessados se envolverem ativamente no diálogo. A transmissão ao vivo contará com intérprete de Libras e permitirá a interação direta, possibilitando que perguntas sejam enviadas e respondidas. Não serão fornecidos certificados.

O Programa VigiLabSaúde-Fiocruz pretende contribuir para a formação de recursos humanos (mestrado profissional e doutorado) visando uma resposta rápida frente a surtos, epidemias, endemias e pandemias, grande desafio para a Saúde Pública brasileira e o SUS na atualidade. A oferta vem sendo realizada pela Fiocruz, por meio de um consórcio entre os programas de pós-graduação na modalidade profissional em Saúde Pública (PPGSP-MP/ Instituto Aggeu Magalhães/Fiocruz Pernambuco), em Políticas Públicas de Saúde (PPGPPS-MP/Fiocruz Brasília) e em Epidemiologia em Saúde Pública (PPGEPI-MP /ENSP/Fiocruz), e em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. Mais sobre em https://formacaovigisaude.fiocruz.br ou no @formacaovigisaudefiocruz.

Programação

14h – Abertura – Coordenação do Programa VigiLabSaúde/Fiocruz – Eduarda Cesse e Andréa Sobral.

14h10 – “O Departamento de Articulação Estratégica de Vigilância em Saúde e Ambiente – DAEVS” – Guilherme Loureiro Werneck (diretor do DAEVS/SVSA – Ministério da Saúde)

14h40 – “Ações da Coordenação Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços – CGDEP/SVSA/MS” – Carlos Vidotti (CGDEP/SVSA/Ministério da Saúde)

15h10 – “Estratégia Nacional de Vigilância Laboratorial: Desafios e Perspectivas” – Marília Santini de Oliveira (CGLAB/Ministério da Saúde)

16h40 – Encerramento

Link para transmissão:

Assessoria de Comunicação – Programas VigiFronteiras-Brasil e VigiLabSaúde-Fiocruz