A 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) vai discutir a “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”, em uma série de atividades on-line, durante o mês de outubro.
A programação é bem variada e conta com podcasts, atividades interativas, depoimentos, intervenções artísticas e conteúdo voltado ao público infantojuvenil. Ao todo, serão cerca de 160 atividades ao vivo e gravadas, que serão lançadas para acesso do público em geral, ao longo do mês de outubro. As inscrições para ouvinte podem ser feitas até o dia 08/10 pela internet, na plataforma Even3. Para acessar, clique aqui.
O objetivo do evento é mobilizar a comunidade, incluindo escolas e organizações civis que atuam em parceria com a Fiocruz, a fim de fortalecer o compromisso institucional com a promoção da saúde, preservação do ambiente e defesa da ciência para o desenvolvimento do país. Entre dias 4 e 8, haverá programação ao vivo diariamente.
A SNCT
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), desde 2004. São 18 anos reunindo a comunidade científica e sociedade, instituições públicas e privadas de todo o país, incluindo universidades, museus, fundações de amparo à pesquisa, parques ambientais, secretarias municipais e estaduais, dentre outras instituições.
Desde o início, a Fiocruz participa do evento. Para Deusilene Vieira, vice-coordenadora de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz RO, que também participa do evento, essa é uma oportunidade de “rediscutir o papel do pesquisador na atualidade, principalmente frente aos desafios cada vez mais presentes de se pensar numa ciência aberta à comunidade, amenizando as distâncias entre pesquisadores e o público em geral”.
Veja a programação no site do evento.
Texto: José Gadelha
Fotos: José Gadelha/Fiocruz