Diante de seu papel e da responsabilidade no seu campo de atuação e em defesa da saúde, a Fundação Oswaldo Cruz apresenta a segunda versão do plano “Em defesa da vida – Convivência com a Covid-19 na Fiocruz”.
Considerando o contexto atual de uma emergência global, em decorrência da pandemia de Covid-19, são necessárias políticas, medidas e ações para estabelecer medidas preventivas de proteção e segurança nos locais de trabalho, minimizando os riscos de transmissão em todos os espaços da Fiocruz, garantido a segurança e a saúde de seus trabalhadores.
O Plano foi elaborado considerando as múltiplas realidades que se constituem como uma das características da Fiocruz – instituição presente em todas as regiões, portanto, marcada por uma diversidade institucional combinada com a convivência em diferentes realidades sociais, ambientais e sanitárias. Em 25 páginas, o documento coloca à disposição da comunidade Fiocruz orientações gerais, para o conjunto da organização, sem deixar de observar a necessidade de adequações aos contextos regionais e determinações das autoridades sanitárias locais.
Nesse sentido, as recomendações das autoridades sanitárias em cada região devem ser seguidas, em adição as orientações contidas no Plano, que pode ser acessado aqui.
Texto: José Gadelha
Fotos: José Gadelha