Evento discute saúde e desenvolvimento na Cúpula da Amazônia

Seminários Avançados em Saúde Global e Diplomacia da Saúde do Cris/Fiocruz desta quarta-feira (23/8) vão analisar os resultados da Cúpula da Amazônia, que reuniu chefes de Estado da região nos dias 8 e 9 de agosto, em Belém.

segunda-feira, 21 de agosto de 2023 |

Os Seminários Avançados em Saúde Global e Diplomacia da Saúde desta quarta-feira (23/8) vão analisar os resultados da Cúpula da Amazônia, que reuniu chefes de Estado da região nos dias 8 e 9 de agosto, em Belém. E para abrir o debate sobre Saúde e Desenvolvimento na Cúpula da Amazônia 2023, o Centro de Relações Internacionais de Saúde (Cris/Fiocruz) convidou o diplomata Carlos Alfredo Lazary, diretor-executivo da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). O webinário será transmitido das 10h às 12h30, com tradução simultânea para português, inglês e espanhol.

Além de chefes de Estados dos países que compartilham a Amazônia, estiveram presentes na Cúpula autoridades de outras nações da região, assim como de países com florestas tropicais e grandes doadores do Fundo Amazônia. Para Paulo Buss, coordenador do Cris/Fiocruz, será possível fazer um balanço do progresso alcançado, assim como do que falta fazer.

“Foi uma convocação muito potente e uma mobilização respondida também pela sociedade civil desses países. Além da reunião de cúpula, tivemos os nos Diálogos Amazônicos com vários subtemas e poderosa participação da sociedade civil”, avaliou Buss.

Realizar uma reunião dessa dimensão com oito meses de governo, mobilizando lideranças políticas da região e do mundo em torno de temas como desmatamento, preservação da biodiversidade, atividades econômicas sustentáveis e saúde, demonstra a liderança do Brasil, que declara estar de volta na política externa”. 

Assessor especial do Ministério da Saúde, Valcler Rangel fará um balanço da conferência sob o ponto de vista do governo. Antes de integrar o ministério, Rangel foi assessor de Relações Institucionais da Presidência da Fiocruz. A chefe de Gabinete da Fundação, Zélia Maria Profeta, falará sobre a participação da Fiocruz. Nos dias que antecederam a Cúpula, a Fundação co-organizou dois eventos nos Diálogos Amazônicos. Ao fim dos Diálogos, sugestões foram encaminhadas aos chefes de Estado. 

Caberá a Paulo de Tarso de Oliveira, professor da Universidade Federal do Pará, comentar a participação da academia e da sociedade civil. A introdução e mediação do seminário ficará por conta coordenador da Fiocruz Rondônia, Jansen Fernandes de Medeiros, que também participou dos Diálogos Amazônicos.

Links da transmissão

Em português

Em inglês

Em espanhol

Cristina Azevedo (Agência Fiocruz de Notícias)