Será realizada entre os dias 20 e 21 de agosto na sede da Fiocruz, no Rio de Janeiro, a 1ª Jornada Nacional de Vocação Científica da Rede Provoc. Serão reunidos alunos de todas as unidades e escritórios técnicos regionais da Fiocruz, que participam do Programa de Vocação Científica (Provoc).
O objetivo é proporcionar o compartilhamento de experiências numa programação especial, que envolve a presença do presidente da Fiocruz, Mário Moreira, diretores da instituição e da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), e demais entidades como o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e CNPq; um painel sobre o “Contexto das Políticas Públicas para a Juventude” abordando ainda “Reflexões sobre a Iniciação Científica no Ensino Médio”, além de programação cultural e outras atividades. No evento, os estudantes da Rede Provoc farão apresentação de pôsteres, com os resultados de seus projetos desenvolvidos nas unidades e escritórios regionais.
Dez estudantes de Rondônia participarão das atividades. São alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio, das escolas estaduais Orlando Freire e João Bento da Costa, em Porto Velho, que ingressaram na Rede Provoc nas seleções de 2022 e 2023.
A vice-coordenadora de Pesquisa da Fiocruz Rondônia e chefe do laboratório de Microbiologia, Najla Benevides Matos, ressalta que essa é uma
oportunidade ímpar na vida desses estudantes, que já estão tendo o contato com a pesquisa científica, sob a supervisão de pesquisadores com vasta experiência em diferentes áreas do conhecimento, além de vivenciarem, na prática, experiências importantes como a participação em eventos científicos a exemplo da Reunião Anual de Iniciação Científica. Por tudo isso, podemos dizer que há uma gama de possibilidades na carreira profissional e no futuro desses estudantes”.
Najla também enfatiza o papel social da Rede Provoc na redução das desigualdades regionais, na medida em que amplias as oportunidades aos estudantes de escolas públicas de conhecerem e se interessarem pela carreira científica.
Sobre o Programa
O Programa de Vocação Científica (Provoc) é uma proposta educacional de Iniciação Científica que contempla estudantes do Ensino Médio e oferece a esses jovens oportunidades de aprendizado em conhecimentos técnicos e científicos a partir de vivências práticas de pesquisa.
O programa existe desde 1986 e é coordenado pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). Possui duas fases, na primeira, com duração de 12 meses (agosto a julho), os alunos se familiarizam com as principais técnicas e objetos de pesquisa de Ciência e Tecnologia em saúde. Na segunda, que tem duração de 22 meses (contados a partir do segundo semestre), o aluno desenvolve todas as etapas de execução de um projeto de pesquisa em Ciência e Tecnologia em Saúde. Em cada uma, o participante é certificado pela EPSJV, mediante requisitos necessários para a conclusão de cada etapa. Os participantes têm 30 dias de férias acordados previamente com o orientador.
A Fiocruz Rondônia ingressou na Rede Provoc em 2022, quando foi iniciado um processo de expansão das vagas para outros estados, onde a instituição está presente.
Texto: José Gadelha
Fotos: José Gadelha e Adrhyan Araújo