Coleção Entomológica

As coleções biológicas possuem um potencial de informações que contribuem para o desenvolvimento biotecnológico e conhecimento e conservação da biodiversidade. A Coleção Entomológica Fiocruz Rondônia foi fisicamente estabelecida em 2018, cumprindo normas e procedimentos relacionados a Gestão de Qualidade e Biossegurança. O acervo é constituído por quatro grupos taxonômicos com relevância médica e veterinária: Culicidae […]

As coleções biológicas possuem um potencial de informações que contribuem para o desenvolvimento biotecnológico e conhecimento e conservação da biodiversidade. A Coleção Entomológica Fiocruz Rondônia foi fisicamente estabelecida em 2018, cumprindo normas e procedimentos relacionados a Gestão de Qualidade e Biossegurança. O acervo é constituído por quatro grupos taxonômicos com relevância médica e veterinária:

  • Culicidae (CCul): Mosquitos, pernilongos, carapanãs, sovelas, mosquito-prego;
  • Psychodidae – Phlebotominae (CFleb): Flebotomíneos, mosquito-palha, tatuquira;
  • Reduviidae – Triatominae (CTri): Triatomíneos, barbeiros, bicudos;
  • Ceratopogonidae – Ceratopogoninae (CCera): Maruins, mosquito-pólvora.

A CCul é composta por aproximadamente 600 exemplares de culicídeos, com representantes das subfamílias Anophelinae e Culicinae obtidos durante as amostragens de diversos projetos relacionados a biologia e taxonomia de mosquitos em vários ecótopos no estado de Rondônia. Os exemplares estão montados em alfinetes e mantidos a seco em gavetas entomológicas.

Maruins, principalmente aqueles pertencentes ao gênero Culicoides, estão depositados na Coleção CCera e seus exemplares encontram-se montados em lâminas fixadas pela Técnica de Fenol-bálsamo. Existe uma grande diversidade de Culicoides spp. no estado de Rondônia. No ano de 2016, uma nova espécie foi descrita, C. hildebrandoi, que foi encontrada em florestas próximas às cavernas de Rondônia (Farias et al. 2016).

Adotando o preparo e conservação de lâminas com Bálsamo do Canadá, exemplares de Phlebotominae estão depositados no acervo da Coleção CFleb, dispondo de espécies com relevância epidemiológica regional, tais como Psychodopygus davisiNyssomyia antunesi e Trichophoromyia ubiquitalis.

Atualmente a Coleção CTri conta também com cerca de 150 exemplares de triatomíneos integrantes dos gêneros RhodniusPanstrongylusTriatoma e Eratyrus, além de outros reduvídeos (percevejos fitófagos e predadores) que compõem o acervo didático destinado à consulta e divulgação científica.

PÚBLICO ALVO: Pesquisadores, empresas privadas, instituições de pesquisas, instituições de ensino e outras coleções.

SERVIÇOS

A Coleção Entomológica Fiocruz Rondônia apoia diversas atividades de ensino e pesquisa. Para solicitar esses serviços e a participação da equipe de pesquisadores em eventos de Divulgação Científica, favor entrar em contato pelos emails disponibilizados no fim desta seção.

  • Consulta ao acervo
  • Empréstimo
  • Divulgação Científica
  • Depósito
  • Permuta
  • Doação

EQUIPE     

Genimar Rebouças Julião – Curadora

Currículo lattes

Wanne Patrício Soares – Gestão da Qualidade

Currículo lattes

Colaboradores

Anne Caroline Alves Meireles

Currículo lattes

Antônio Marques Pereira Júnior

Currículo lattes

Lucas Rosendo Silva

Currículo lattes

Luis Paulo Costa de Carvalho

Currículo lattes

Luiz Henrique Maciel Feitoza

Currículo lattes

Michelli Santos da Silva

Currículo lattes

CONTATOS

Fundação Oswaldo Cruz, Fiocruz Rondônia

Rua da Beira, 7671 – Bairro Lagoa – BR-364, km 3,5

Porto Velho – RO, 76812-245

CEP: 76812-245

Tel: (69) 3219-6000 ou 3219-6003

E-mail: genimar.juliao@fiocruz.br 

ou wanne.soares@fiocruz.br