O coordenador da Fiocruz RO, Jansen Medeiros, e a vice-coordenadora de Ensino, Informação e Comunicação, Deusilene Vieira, se reuniram, na manhã de hoje, com o governador, Marcos Rocha. A reunião também contou com a participação de Katiane Maia, adjunta da Secretaria de Saúde do Estado (Sesau).
No encontro, foram abordados assuntos de relevância para o desenvolvimento da pesquisa e formação de recursos humanos, como a continuidade das obras de um bloco de laboratórios, que contam com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), e contrapartida do governo do estado de Rondônia.
Também esteve em pauta o estabelecimento de parcerias entre o governo de Rondônia e a Fiocruz RO, para o desenvolvimento de iniciativas, na área de saúde, por meio de um Protocolo de Intenções.
O objetivo central desse protocolo é instituir uma cooperação acadêmica e tecnocientífica entre os envolvidos, com foco na ampliação e desenvolvimento de atividades, programas e projetos, nos campos da pesquisa, extensão, assistência e ensino. “Estamos sempre buscando a promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida da população rondoniense, por isso esse protocolo de intenções será estratégico para potencializar ainda mais as ações que desenvolvemos”, pontuou Jansen Medeiros.
Deusilene Vieira destacou a importância da reativação de projeto desenvolvido no sistema prisional do estado, para detecção e acompanhamento de hepatites, sífilis e HIV, entre os reeducandos. Segundo ela “entre 2016 e 2018, mais de mil reeducandos chegaram a ser atendidos pelo projeto e, no momento, é preciso dar continuidade a essas ações”.
O governador Marcos Rocha demonstrou interesse em intensificar o diálogo com a Fiocruz RO e reconheceu a importância da instituição para o desenvolvimento do estado e combate as doenças tropicais, na região. Marcos Rocha também se mostrou interessado em fazer uma visita, em breve, ao escritório técnico da Fiocruz em Porto Velho.
Texto: José Gadelha
Fotos: José Gadelha