A ideia é discutir a ciência de um jeito envolvente e sem formalismos. A cada encontro, pesquisadores com atuação em diferentes linhas de pesquisa apresentam resultados de pesquisas em andamento ou que já foram concluídas, abrindo espaço ao diálogo, reflexão e contribuições. E tudo isso acompanhado de um saboroso café!
Com a missão de alcançar o público externo que normalmente não tem conhecimento sobre o que se passa na academia, o projeto Café com Ciência busca valorizar os espaços da mídia apresentando a programação por meio das redes sociais, entrevistas de rádio e outras ferramentas de comunicação.
Na edição desta quinta-feira (25/07), a palestra Análise epidemiológica e molecular dos vírus da Hepatite B e Delta na população indígena de Rondônia foi ministrada pela biomédica e mestra Fabianne Araújo Gomes dos Santos Alves, que também é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Biologia Experimental (PGBIOEXP) da Universidade Federal de Rondônia (Unir).
O jornalista e mestre em Letras pela Unir, José Gadelha da Silva Junior, abordou o tema Pesquisa e Imprensa: desafios da popularização da ciência na Amazônia, provocando um debate sobre a importância da divulgação científica, e o papel da imprensa no contexto da inclusão social.
A pesquisadora em Saúde Pública e responsável pelo Laboratório de Engenharia de Anticorpos da Fiocruz RO, Soraya Santos, destacou a importância do evento para a aproximação entre pesquisadores e comunidade, afirmando que é preciso acreditar nas possibilidades de popularização do saber científico.
De acordo com a vice-coordenadora de Ensino, Informação e Comunicação e pesquisadora em Saúde Pública, Deusilene Vieira, a Fiocruz RO dá um importante passo com a execução deste projeto, levando em consideração a proposta da instituição de se fazer cada vez mais presente na comunidade.
A programação do Café com Ciência será realizada até o mês de dezembro, e o próximo encontro deverá ocorrer no dia 22 de agosto, no auditório do Programa de Pós-graduação em Biologia Experimental (PGBIOEXP), sala 105/Bloco 2F campus da Unir, em Porto Velho.
Texto: José Gadelha
Fotos: José Gadelha e Gabriel Melim