O Ambulatório Especializado em Hepatites Virais oferece atendimento especializado e acompanhamento para pacientes diagnosticados com hepatites virais (B, C e Delta). O serviço mantém atendimento diário. O acompanhamento é realizado durante todo o tratamento das hepatites. Nos casos crônicos, o acompanhamento é contínuo. Em outros casos há retornos agendados mesmo após a cura.
Instrução para atendimentos:
O Ambulatório Especializado em Hepatites Virais não realiza exames de diagnóstico. Ele atende pacientes positivos para alguma hepatite viral que sejam encaminhados pela rede pública de saúde e privada. Para o atendimento inicial, é necessário realizar agendamento prévio presencialmente, por telefone ou e-mail. No dia marcado, o paciente deve apresentar documento de identificação com foto, cartão do SUS e exame de sorologia positiva para hepatite viral.
Solicitantes
A unidade que gerou o diagnóstico para hepatites virais, deve encaminhar o paciente para o Ambulatório junto com os exames comprobatórios. Para agendar a consulta, o exame de sorologia positivo para qualquer hepatite viral é obrigatório.
Etapas do serviço
Onde estamos:
O Ambulatório Especializado em Hepatites Virais está localizado na Av. Guaporé, nº 215 , anexo ao Centro de Pesquisa em Medicina Tropical (CEPEM), bairro Lagoa.
O Serviço associado ao Laboratório de Micologia Médica da Fiocruz Rondônia tem a finalidade de realizar o diagnóstico das Micoses superficiais, subcutâneas, sistêmicas e oportunistas de interesse médico nos casos suspeitos de infeções fúngicas. O diagnóstico é feito por meio do exame micológico direto e cultura microbiológica em diferentes tipos de materiais biológicos.
As infecções fúngicas são frequentes na região amazônica, que possui um clima favorável para a multiplicação dos fungos. Por isso, torna-se necessário a realização do diagnóstico correto para que o paciente possa receber o tratamento adequado.
Atendimentos:
Os atendimentos ocorrem por demanda espontânea no Laboratório de Micologia Médica, ou seja, os pacientes podem comparecer diretamente à recepção do Centro de Pesquisa em Medicina Tropical – CEPEM, portando os seguintes documentos: Pedido do exame, Cartão do SUS, Documento original de identificação com foto e Comprovante de residência. No caso de crianças, se não tiver documento de identificação, é necessário a Certidão de nascimento ou Cartão de vacina.
Os exames são realizados sem necessidade de agendamento, nos seguintes dias: segunda a sexta-feira, das 08h00min às 10h00min (horário de coleta). O resultado do exame micológico direto normalmente é disponibilizado em até 48 horas (não urgente). Em casos de urgência, o exame fica disponível no mesmo dia. A liberação do resultado de exame de cultura microbiológica ocorre a partir de 07 dias.
Onde estamos:
O Centro de Pesquisa em Medicina Tropical (Cepem) está localizado na Avenida Guaporé, nº 415, bairro Lagoa, anexo ao Hospital Cemetron.
O estudo sobre a Prevalência e Fatores de riscos associados à colonização por estreptococos B em gestantes de baixo e alto risco obstétrico e em recém-nascidos na região de Porto Velho/RO tem o objetivo tanto de suprir uma lacuna com relação ao conhecimento da bactéria Streptococcus agalactiae (EGB) na região de Porto Velho, quanto oferecer o diagnóstico rápido às gestantes participantes do estudo. Esse microrganismo é o principal agente etiológico da sepse neonatal precoce atualmente. Em mulheres grávidas, a presença da colonização de EGB no sítio vaginal e retal é colocado como o principal fator de risco para o desenvolvimento de infecções em recém-nascidos, que pode ser transmitida antes, durante ou após o parto.
Atendimentos:
Nesse contexto, esforços significativos estão sendo dedicados à compreensão do processo de colonização por EGB nas gestantes de Porto Velho. São alvo do serviço mulheres entre 35 a 37 semanas de gestação atendidas no Centro Integrado Materno Infantil – CIMI. As amostras secreção retal e vaginal são coletadas por profissionais da saúde durante o processo de rotina ambulatorial do pré-natal, e em seguida levadas ao Laboratório de Microbiologia da Fundação Oswaldo Cruz Rondônia (Fiocruz Rondônia) onde são processadas, oferecendo os resultados dentro de 72 horas.
Junto aos resultados, são oferecidas orientações sobre a profilaxia para a prevenção da doença neonatal, caso a gestante apresente a colonização por EGB. As gestantes que são assistidas pelo CIMI, quando chegam na idade gestacional do projeto, o médico solicita o exame e orienta a procurar a assistente social, que então realiza o agendamento para coleta. O resultado do exame é encaminhado ao CIMI e as gestantes são orientadas a procurar a assistente social depois de uma semana da coleta para conseguir obtê-lo. Além disso, é realizada a busca ativa das gestantes com o teste positivo pela assistente social para orientações.
Onde estamos:
O Laboratório de Microbiologia da Fiocruz Rondônia está localizado no Centro de Pesquisa em Medicina Tropical (Cepem), que fica na Avenida Guaporé, nº 415, bairro Lago, anexo ao Hospital Cemetron.
Em breve, este conteúdo será disponibilizado.