O Ambulatório Especializado em Hepatites Virais oferece atendimento especializado e acompanhamento para pacientes diagnosticados com hepatites virais (B, C e Delta). O serviço mantém atendimento diário. O acompanhamento é realizado durante todo o tratamento das hepatites. Nos casos crônicos, o acompanhamento é contínuo. Em outros casos há retornos agendados mesmo após a cura.

Instrução para atendimentos:

O Ambulatório Especializado em Hepatites Virais não realiza exames de diagnóstico. Ele atende pacientes positivos para alguma hepatite viral que sejam encaminhados pela rede pública de saúde e privada. Para o atendimento inicial, é necessário realizar agendamento prévio presencialmente, por telefone ou e-mail. No dia marcado, o paciente deve apresentar documento de identificação com foto, cartão do SUS e exame de sorologia positiva para hepatite viral.

Solicitantes

A unidade que gerou o diagnóstico para hepatites virais, deve encaminhar o paciente para o Ambulatório junto com os exames comprobatórios. Para agendar a consulta, o exame de sorologia positivo para qualquer hepatite viral é obrigatório.

Etapas do serviço

  • Agendar consulta
  • O agendamento da consulta pode ser presencialmente, no Ambulatório Especializado em Hepatites Virais, localizado na Av. Guaporé, nº 215 , anexo ao Centro de Pesquisa em Medicina Tropical (CEPEM); ou por telefone (69) 3216 5444 em horário comercial, ou enviando e-mail para amb.hepatite.ro@gmail.com
  • Os pacientes são encaminhados pelas unidades públicas de saúde e clínicas particulares, para acompanhamento especializado.
  • Documentação necessária: sorologia positiva para hepatite viral; cartão do SUS; documento de identificação com foto.
  • Realizar exames complementares
  • Essa etapa é necessária caso o paciente seja encaminhado apenas com a sorologia positiva de hepatite viral e pode ser dispensada quando já tiver realizado os seguintes exames complementares: Bioquímica completa, Ultrassom abdominal e Exames de biologia molecular. O paciente deve comparecer ao Ambulatório de Hepatites Virais no horário de funcionamento, tendo em mãos Cartão do SUS e documento oficial com foto.

Onde estamos:

O Ambulatório Especializado em Hepatites Virais está localizado na Av. Guaporé, nº 215 , anexo ao Centro de Pesquisa em Medicina Tropical (CEPEM), bairro Lagoa.

O Serviço associado ao Laboratório de Micologia Médica da Fiocruz Rondônia tem a finalidade de realizar o diagnóstico das Micoses superficiais, subcutâneas, sistêmicas e oportunistas de interesse médico nos casos suspeitos de infeções fúngicas. O diagnóstico é feito por meio do exame micológico direto e cultura microbiológica em diferentes tipos de materiais biológicos.

As infecções fúngicas são frequentes na região amazônica, que possui um clima favorável para a multiplicação dos fungos. Por isso, torna-se necessário a realização do diagnóstico correto para que o paciente possa receber o tratamento adequado.

Atendimentos:

Os atendimentos ocorrem por demanda espontânea no Laboratório de Micologia Médica, ou seja, os pacientes podem comparecer diretamente à recepção do Centro de Pesquisa em Medicina Tropical – CEPEM, portando os seguintes documentos: Pedido do exame, Cartão do SUS, Documento original de identificação com foto e Comprovante de residência. No caso de crianças, se não tiver documento de identificação, é necessário a Certidão de nascimento ou Cartão de vacina.

Os exames são realizados sem necessidade de agendamento, nos seguintes dias: segunda a sexta-feira, das 08h00min às 10h00min (horário de coleta). O resultado do exame micológico direto normalmente é disponibilizado em até 48 horas (não urgente). Em casos de urgência, o exame fica disponível no mesmo dia. A liberação do resultado de exame de cultura microbiológica ocorre a partir de 07 dias.

Onde estamos:

O Centro de Pesquisa em Medicina Tropical (Cepem) está localizado na Avenida Guaporé, nº 415, bairro Lagoa, anexo ao Hospital Cemetron.

O estudo sobre a Prevalência e Fatores de riscos associados à colonização por estreptococos B em gestantes de baixo e alto risco obstétrico e em recém-nascidos na região de Porto Velho/RO tem o objetivo tanto de suprir uma lacuna com relação ao conhecimento da bactéria Streptococcus agalactiae (EGB) na região de Porto Velho, quanto oferecer o diagnóstico rápido às gestantes participantes do estudo. Esse microrganismo é o principal agente etiológico da sepse neonatal precoce atualmente. Em mulheres grávidas, a presença da colonização de EGB no sítio vaginal e retal é colocado como o principal fator de risco para o desenvolvimento de infecções em recém-nascidos, que pode ser transmitida antes, durante ou após o parto.

Atendimentos:

Nesse contexto, esforços significativos estão sendo dedicados à compreensão do processo de colonização por EGB nas gestantes de Porto Velho. São alvo do serviço mulheres entre 35 a 37 semanas de gestação atendidas no Centro Integrado Materno Infantil – CIMI. As amostras secreção retal e vaginal são coletadas por profissionais da saúde durante o processo de rotina ambulatorial do pré-natal, e em seguida levadas ao Laboratório de Microbiologia da Fundação Oswaldo Cruz Rondônia (Fiocruz Rondônia) onde são processadas, oferecendo os resultados dentro de 72 horas.

Junto aos resultados, são oferecidas orientações sobre a profilaxia para a prevenção da doença neonatal, caso a gestante apresente a colonização por EGB. As gestantes que são assistidas pelo CIMI, quando chegam na idade gestacional do projeto, o médico solicita o exame e orienta a procurar a assistente social, que então realiza o agendamento para coleta. O resultado do exame é encaminhado ao CIMI e as gestantes são orientadas a procurar a assistente social depois de uma semana da coleta para conseguir obtê-lo. Além disso, é realizada a busca ativa das gestantes com o teste positivo pela assistente social para orientações.

Onde estamos:

O Laboratório de Microbiologia da Fiocruz Rondônia está localizado no Centro de Pesquisa em Medicina Tropical (Cepem), que fica na Avenida Guaporé, nº 415, bairro Lago, anexo ao Hospital Cemetron.

O Laboratório de Virologia Molecular atua na identificação e caracterização de Arboviroses, Vírus Respiratórios e Hepatites Virais através de métodos de detecção molecular e sequenciamento genômico.

Atualmente, os serviços de diagnóstico são direcionados a identificação dos seguintes vírus:

Exames qualitativos:

  • Arboviroses: Dengue (Sorotipos 1-4), Zika, Chikungunya, Mayaro e Oropouche;
  • Vírus respiratórios: SARS-CoV-2, Vírus Sincicial Respiratório, Influenza A e B, Rinovírus, Adenovírus e Metapneumovírus;
  • Hepatites virais crônicas: Hepatite B e Delta;

Exames quantitativos:

  • Carga viral de Hepatite Delta
  • Carga viral de SARS-CoV-2

Atendimentos:

Os serviços são ofertados a partir de parcerias estabelecidas com as instituições municipais e estaduais de saúde, para encaminhamento dos pacientes. Os critérios de elegibilidade serão condicionados pela data de início dos sintomas do paciente, de acordo com cada serviço oferecido.

A liberação dos resultados ocorrerá em até 72 horas a partir da coleta de amostra biológica, ou após o recebimento da amostra.

Onde estamos:

O Laboratório de Virologia Molecular está localizado na Av. Guaporé, nº 215, anexo ao Centro de Pesquisa em Medicina Tropical (Cepem), bairro Lagoa (CEP: 76.812-319).